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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Douglas Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-06T21:08:54Z | - |
dc.date.available | 2020-12-06T21:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/150 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to contribute with discussions about the employment relationship between application drivers and their respective companies. The studies carried out seek to demonstrate that, by continuing to serve only the interests of multinationals, this results in a major regression in labor law. It also emphasizes that the constant fight of these companies in the judiciary to maintain the relationship as a business partnership generates millionaire gains for them, in the other words, they are absent from labor obligations. This way, with the deepening of theories and judicial decisions, it is clear the financial benefits received by companies and the disadvantages experienced by self-employed workers with precarious work. For these reasons, if the Public Power doesn’t move to seek a balance in the relationship, it may cause a social crisis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vínculo trabalhista | pt_BR |
dc.subject | Trabalho precário | pt_BR |
dc.subject | Modelo tradicional de emprego | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio na relação | pt_BR |
dc.title | A relação jurídica entre os motoristas de aplicativos digitais com as respectivas empresas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Siqueira, Roberta Cristina de Morais | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349360571052424 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bailão, Luiz Carlos de Pádua | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7519945605295784 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa contribuir na discussão sobre o vínculo trabalhista dos motoristas de aplicativos e suas respectivas companhias. Os estudos realizados buscam demonstrar que ao continuar atendendo somente os interesses das multinacionais acarreta em um grande retrocesso nos direitos trabalhistas. Ressalta ainda que a briga constante dessas empresas no Judiciário em manter a relação como parceria empresarial faz com que tenham ganhos milionários, ou seja, se ausentam de obrigações trabalhistas. Nesse sentido, com o aprofundamento nas teorias e decisões judiciais fica claro as vantagens pecuniárias recebidas pelas empresas, e as desvantagens vividas pelos trabalhadores autônomos com um trabalho precário. Por tais razões, caso não ocorra uma movimentação do Poder Público para buscar um equilíbrio na relação poderá ocasionar uma crise social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito e Relações Internacionais | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO | pt_BR |
dc.relation.references | ALENCAR, Adrian. Motorista de Uber tem vínculo reconhecido pela justiça do trabalho de Minas Gerais. Disponível em: http://www.tst.jus.br/documents/1015 7/24121607/PGM+602+-+UBER+V%C3%8DNCULO+-+CARLOS+BALBINO.m p3/023f4bf3-ddc4-171a-a995-f14533437a c2. Acesso em: 22 fev.2020. ANGELO, Tiago. Há vínculo empregatício entre Uber e motorista, decide corte francesa. In: Revista Consultor Jurídico, mar. 2020 Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-mar-05/corte-francesa-confirma-vinculo-entre-uber-m otorista # : ~ : text =H%C 3% A1 %20v %C3 % ADnculo %2 0empreg a t%C3%ADcio%20entre%20Uber%20e%20motorista%2C%20decide%20corte%20francesa&text=Ao%20se%20conectar%20%C3%A0%20plataforma,como%20aut%C3%B4nomo%2C%20mas%20como%20funcion%C3%A1rio. Acesso em: 12 fev. 2020. ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da servidão. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018. BARROS, Alerrandre. Desemprego sobe para 12,2% e atinge 12,9 milhões de pessoas no 1° trimestre. In: IBGE, Brasília – DF, mar. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias /noticias/27535-desemprego-sobe-para-12-2-e-atinge-12-9-milhoes-de-pessoas -no1trimestre#:~:text=Trata%2Dse%20de%201%2C2,%C3%BAltimo%20trimes tre%20do%20ano%20anterior. Acesso em: set. 2020. BRASIL. Vade Mecum legislação Método. 10 ed. Rio de Janeiro: Método, 2019. CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. 16 ed. Rio de Janeiro: Método, 2018. COELHO, Gabriela. TRT de São Paulo reconhece vínculo de emprego entre Uber e motorista. In: Revista Consultor Jurídico, Brasília – DF, ago 2018. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-ago-27/trt-sao-paulo-reconhece-vinculo-emprego-entre-uber-motorista#top. Acesso em setem. 2020. DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 18 ed. São Paulo: LTr, 2019. MARTINEZ, Luciano. Curso de direito do trabalho: relações individuais, sindicais e coletivas do trabalho. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. V.1 OLIVEIRA, Elisângela Magela. Transformações no mundo do trabalho da revolução industrial aos dias atuais. Estudos. Uberlândia. V. 6, p. 86-94, Jun./Set. 2003. SASSE, Cintia. Luta dos trabalhadores resultou em menor duração da jornada. In: Senado Federal, Brasília – DF, fev. 2014. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/02/25/luta-dos-trabalhador es-resultou-em-menor-duracao-da-jornadaAcesso em: 15 de set. 2020. SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. ed: Elefante, 2017. TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 5 ed. Trad. de João Távora. Rio de Janeiro: Record, 1980. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO. Consulta Processual – TRT-2. ACPCiv 1000436-37.2020.5.02.0073 (73ª Vara do Trabalho de São Paulo). Disponível em:https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/10004363720205 020073. Acesso em: Set. 2020. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Pesquisa Processual. RR – 1000123-89.2017.5.02.0038. Disponível em: http://aplicacao4.tst.jus.br/consultaProcessu al/consultaTstNumUnica.do?consulta=Consultar&conscsjt=&numeroTst=1000123&digitoTst=89&anoTst=2017&orgaoTst=5&tribunalTst=02&varaTst=0038&submit=Consultar. Acesso em set. 2020. VALENTE, Fernanda. Indenização por dano moral lidera processos da Uber em São Paulo. In: Revista Consultor Jurídico, Brasília – DF, mar. 2019. Disponível em: http//www.conjur.com.br/2019-mar-18/indenização-dano-moral-lidera-proce ssos-uber-são-paulo. Acesso em fev. 2020. VALENTE, Fernanda. Turma do TST nega vínculo de emprego entre uber e motorista. In: Revista Consultor Jurídico, Brasília – DF, fev. 2020. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2020-fev-05/turma-tst-nega-vinculo-emprego-entre-uber-motorista. Acesso em fev. 2020. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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