PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Sérgio Murilo Pereira de Andrade-
dc.date.accessioned2021-05-15T16:12:14Z-
dc.date.available2021-05-15T16:12:14Z-
dc.date.issued2020-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1382-
dc.description.abstractThe present work analyzes the work The Divine Comedy, by Dante Alighieri, focusing especially on the political criticisms contained in his first book, Inferno. We analyze the infernal region from a perspective that is both cartographic and historiographical, perceiving both the elements that make up the infernal circles and the imaginary that populates them as well as the characters found there and the reasons that the author attributes to their condemnation. Bearing in mind that the characters are involved in the political and religious conflicts between Ghibellines and Guelphs in Florence of the 13th and 14th centuries of that period. For that, it is necessary to resort also to the philosophical treatises De Monarchia and The Convivio. In these works the Florentine poet and politician deepens the debate on the relationship between philosophy and theology, indicating politics as a means for man to contemplate full happiness. Furthermore, we approach the poet's view of the relationship between spiritual and temporal powers, inspired by the Roman Empire as an ideal model of government and paradigm for the establishment of a Universal Monarchy.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationPROUNIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDante Alighieript_BR
dc.subjectMonarquia universalpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleA propósito da Monarquia Universal: a crítica política nas obras de Dante Alighieri (séc. XIV)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira Neto, Ivan-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8992-5779pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6813344339608468pt_BR
dc.contributor.referee1Seraphin, Catarina Stacciarini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565387780481255pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Semíramis Corsi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4283-2377pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330942433476742pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, focando especialmente nas críticas políticas contidas no seu primeiro livro, Inferno. Analisamos a região infernal por uma perspectiva que é a um só tempo cartográfica e historiográfica, percebendo tanto os elementos que compõe os círculos infernais e o imaginário que os povoa quanto as personagens ali encontradas e os motivos que o autor atribui à sua condenação. Tendo em vista que os personagens possuem envolvimento nos conflitos políticos e religiosos entre Gibelinos e Guelfos na Florença dos séculos XIII e XIV daquele período. Para tanto, faz-se necessário recorrer também aos tratados filosóficos Da Monarquia e O Convívio. Nestas obras o poeta e político florentino aprofunda o debate sobre as relações entre filosofia e teologia indicando a política como meio para que o homem contemple a felicidade plena. Ademais, abordamos a visão do poeta sobre a relação entre os poderes espiritual e temporal, inspirada pelo Império Romano como modelo ideal de governo e paradigma para o estabelecimento de uma Monarquia Universal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446025182510941pt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC História



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador