PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1370
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância de um laudo pericial contábil para a decisão da justiça
Autor(es): Vaz, Diego Antonio
Primeiro Orientador: Silva, Antonio Torquato da
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Luciana de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Thaisa Renata dos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância de um laudo pericial contábil para a decisão da Justiça, com a elaboração dos Laudos Periciais Contábeis. Devido aos processos existentes na esfera judicial, a perícia é um recurso utilizado pelos magistrados para buscar informações e esclarecimentos referentes à matéria em questão. Quando o assunto for de natureza contábil, o juiz nomeia um perito contador para realizar a perícia contábil. A apresentação de todas as informações e provas encontradas pelo perito é inserida no Laudo Pericial Contábil. A perícia é uma atividade de pessoas especialmente qualificadas, em razão da sua técnica, ou seja, de sua experiência em matéria cuja verificação ou interpretação não seja possível com os conhecimentos ordinários de pessoas cultas e de juízes cuja preparação é fundamentalmente jurídica, com a essencial característica da imparcialidade, sejam apuradas ou diligenciadas, como característica fundamental atua sobre questão e matéria de natureza contábil, valendo-se do sistema de informação contábil como fonte de pesquisa e levantamentos a serem procedidos, respeitando as formalidades técnicas necessárias. Para o alcance dos objetivos da pesquisa utilizou-se da metodologia bibliográfica e descritiva importantes para atingir o objetivo geral da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que as etapas para elaboração do laudo pericial contábil são: estrutura, prólogo de encaminhamento, abertura, considerações preliminares, quesitos, respostas, conclusão, assinatura do perito, anexos, pareceres e apresentação. Diante do exposto, os profissionais de contabilidade que atuam como Perito deve respeitar as normas existentes para a elaboração de seus trabalhos, pois este servirá para orientação dos juízes frente ao processo.
Palavras-chave: Perícia contábil
Laudo pericial contábil
Contabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1370
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - DIEGO ANTONIO VAZ - versão final.doc104,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador