PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1365
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Complexo de Cura Alternativa
Autor(es): Zaltron, Diulia
Primeiro Orientador: Souza, Maria Ester
metadata.dc.contributor.referee1: Nucada, Miraci
metadata.dc.contributor.referee2: Rabelo, Fernando
metadata.dc.contributor.referee3: Gomi, Marcelina
Resumo: Este trabalho é fruto do desenvolvimento de projeto a ser apresentado na disciplina de TCC2, da escola de arquitetura da PUC - Goiás, sob orientação da professora Maria Ester Granja. O tema do projeto é Complexo de Cura Alternativa que complementa o programa do CAPS com um conjunto de terapias Alternativas disponibilizadas pelo SUS e foi desenvolvido para ser implantado na cidade de Goiânia. O projeto desmistifica o conceito criado para os CAPS hoje, e o trata como um ambiente convidativo e humanitário, voltado a integração e comunicação dos usuários, devido aos crescentes índices da população que desenvolvem problemas psicossociais pela forma acelerada de vida. A edificação projetada possui área total de 3.285m² em terreno de 10.125,50m² localizado no bairro Recanto do Bosque. Os usuários são pessoas de diversas classes, idades e gêneros, e que possuem tanto problemas cognitivos, genéticos, físicos, mentais e sociais. A apresentação do trabalho compreende desenhos feitos em computação gráfica contendo plantas, elevações, cortes, maquetes eletrônicas, desenhos de detalhamento e memorial explicativo do projeto. O projeto apresenta soluções para edifício em madeira com estrutura da cobertura em madeira laminada colada disposta em uma malha quadriculada para a colocação de um telhado plano com manta de EVA e a forma seguiu a ideia de traços retilíneos em dois volumes térreos. O projeto paisagístico também é apresentado com arranjos e composição de espécies vegetais de pequeno, médio e grande porte para proporcionar diferentes sensações, além de arbustos e forração delimitando as áreas livres e limites na implantação; A topografia foi trabalha para possuir a menor sensação de desnível entre as edificações aproveitando seu caimento natural para as praças e platôs voltados para a pratica de diversas terapias ao ar livre.
Palavras-chave: Centro de Apoio, CAPS, Terapias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1365
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Complexo de Cura Alternativa.pdf41,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador