PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1352
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assistência estudantil: direito social à permanência na Universidade Federal de Goiás
Autor(es): Lemes, Yara Morais de Oliveira
Primeiro Orientador: Reis, Danielli da Silva Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Margot Riemann Costa e
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Elizângela da Conceição
Resumo: Este trabalho tem como objeto a contribuição da Assistência Estudantil, para efetivação da permanência de estudantes na UFG. O objetivo central é apreender a contribuição da Assistência Estudantil da PRAE/UFG na efetivação de permanência na universidade. Tem como objetivos específicos conhecer os programas da Assistência Estudantil da PRAE/UFG; identificar as contribuições proporcionadas aos estudantes bolsistas pela Assistência Estudantil da PRAE/UFG; levantar dados sobre a Assistência Estudantil no Brasil e na UFG, para subsidiar a apreensão da finalidade da Assistência Estudantil. A proposta de estudo da pesquisa tem a inquietação, como a Assistência Estudantil da PRAE/UFG contribui na efetivação da permanência de estudantes na universidade, para tanto, foram utilizados para análise do objeto de pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho monográfico, a fim de cumprir estes objetivos, foi organizado em três etapas, na introdução, e demais se abordará: primeiro, a trajetória da Educação Superior no Brasil, Assistência Estudantil, seu percurso e sua função social para permanência de estudantes na universidade, e como o PNAES e a Assistência Estudantil contribuem para permanência de estudantes na universidade pública; e, em seguida, apresenta-se, a fundação da UFG no Estado de Goiás, a Assistência Estudantil, e a função do Serviço Social no processo de efetivação dos programas da Assistência Estudantil da UFG, a contribuição da Assistência Estudantil, e possibilitar condições de permanência à estudantes na UFG.
Palavras-chave: Educação superior
Assistência estudantil
Direito social
PRAE-UFG
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1352
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yara_Monografia - versão final- repositorio - 1.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador