PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1238
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pesquisa de clima organizacional: estudo de caso de uma franquia
Título(s) alternativo(s): People managemet: organizational climate research.
Autor(es): Farias, Christielly Thaynara Costa
Primeiro Orientador: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Dias, Ricardo Resende
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Orue, Nelson Anibal Lesme
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre o clima organizacional das franquias Sestini em Goiás e analisar se há consonância entre a realidade vivenciada pelos funcionários e a filosofia organizacional da empresa, através de sua missão, visão e valores. Participaram da pesquisa 32 funcionários do administrativo e vendas, distribuídos em 5 lojas localizadas em Shoppings e no escritório das franquias. A metodologia utilizada para construção da pesquisa, coleta e análise de dados foram de características descritiva, exploratória e aplicada. A pesquisa de clima organizacional fundamentou-se em indicadores pré-estabelecidos: Relacionamento com a chefia imediata, Relacionamento com colegas de trabalho, Comunicação, Criatividade e Inovação, Treinamento e Desenvolvimento, Qualidade de vida no trabalho, Confiança Organizacional e Plano de Carreira. Todos os indicadores avaliados tiverem índices satisfatórios, evidenciando haver nas franquias Sestin
Abstract: This study aims to identify the perception of employees about the organizational climate of Sestini franchises in Goiás and to analyze if there is consonance between the reality experienced by employees and the organizational philosophy of the company, through its mission, vision and values. Participated on the research 32 employees of the administration and sales, distributed in 5 stores located in Shopping Centers and in the franchise office. The methodology used for the research construction, data collection and analysis were descriptive, exploratory and applied. The organizational climate survey was based on pre-established indicators: Relationship with the immediate manager, Relationship with colleagues, Communication, Creativity and Innovation, Training and Development, Quality of life at work, Organizational Confidence and Career Plan. All the evaluated indicators have satisfactory indexes, showing that there is a good organizational climate in the Sestini Goiás franchises and that the organizational philosophy is practiced on a daily basis.
Palavras-chave: Pesquisa de clima organizacional
Organizational climate research
Franchises
People management
Organizational climate survey indicators
Franquias
Gestão de pessoas
Indicadores de pesquisa de clima organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1238
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final TCC_Christielly Farias -06.12.2020 (1).pdfartigo406,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AUTORIZAÇÃO RAG CHRISTIELLY.pdfautorização481,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador