PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócios: Jobermei
Título(s) alternativo(s): Business plan: Jobermei
Autor(es): Costa, Victor Matheus de Paula Adorno Ferreira da
Primeiro Orientador: Evangelista, Maria Aparecida Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Jolson da Fonseca
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Ricardo William
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar a viabilidade financeira e de mercado de um aplicativo de serviços em Goiânia. Para a análise do objeto de estudo foram utilizadas as metodologias de pesquisas exploratória, descritiva e de levantamento por meio de pesquisas de mercado (clientes; profissionais de serviços) e pesquisa bibliográfica, resultando na obtenção de dados primários e secundários. Quanto à analise utilizou-se de pesquisa quanti-qualitativa, de forma a analisar a amostra aleatória, não probabilística e por julgamento. A partir disso elaborou-se um plano de negócio que, ao obter informações mais detalhadas sobre o setor e o negócio, proporcionou a análise da viabilidade do negócio a partir da venda de serviços intermediado junto a microempreendedores guianenses inseridos no mercado. O negócio de um aplicativo com foco no apoio a clientes que utilizam pequenos serviços de empresários no mercado demonstrou-se viável. O presente Plano de Negócio buscou avaliar a viabilidade financeira e de mercado da Jobermei. Essa análise permitiu verificar o mercado consumidor e fornecedor, além de possibilitar a elaboração de planos para a criação do negócio (marketing, operacional e financeiro), que resultasse em uma análise estratégica sob o ambiente interno e externo da organização.
Abstract: This article aimed to verify the financial and market viability of a service application in Goiânia. For the analysis of the object of study, exploratory, descriptive and survey research methodologies were used through market research (clients; service professionals) and bibliographic research, resulting in the obtaining of primary and secondary data. As for the analysis, quantitative and qualitative research was used, in order to analyze the random sample, non-probabilistic and by judgment. Based on that, a business plan was elaborated which, when obtaining more detailed information about the sector and the business, provided an analysis of the business viability from the sale of services intermediated to micro-entrepreneurs from Guyana inserted in the market. The business of an application focused on supporting customers who use small services by entrepreneurs in the market. The business of providing services proved to be viable.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Aplicativo
Gestão de serviços
Microempresa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1233
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jobermei - Versão final 08.12.2020.pdfTCC Victor Matheus de Paula Adorno Ferreira da Costa1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador