PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHansen, Giovana-
dc.date.accessioned2020-12-18T23:28:00Z-
dc.date.available2020-12-18T23:28:00Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1224-
dc.description.abstractThe general objective of this study is to analyze and diagnose errors in financial management of a small company, that acts on the clothing business, based on research that shows that even Brazil being a leader in entrepreneurship, micro and small companies tend to close with a short time in the market. To support this study, a brief theorical revision of relevant themes in this subject are made, focused on financial affairs and management. Methodologically, the following approaches are used in this work as a whole: bibliographic research, documental research, personal observation and qualitative and quantitative descriptive research, with three populations. The results, presented descriptively with graphics and pertinent analysis, show that the majority of the consulted people approve the financial management of the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectPlanejamento-
dc.subjectFinances-
dc.subjectSmall company-
dc.subjectManagement-
dc.titleDesafios da gestão financeira na empresa Brasil bandeiras: uma empresa familiarpt_BR
dc.title.alternativeChallenges of financial management in brasil bandeiras – a family companypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pintaud, Marcos de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999367497039720pt_BR
dc.contributor.referee1Jardim, Eugênio de Britto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626078338571483pt_BR
dc.contributor.referee2Abrantes, Lucia Aparecida de Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549534265053104pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desse estudo é analisar e diagnosticar os erros na gestão financeira de uma pequena empresa atuante no ramo de confecções. Baseando-se em pesquisas que revelam que o Brasil é líder em empreendedorismo e apesar disso, as micro e pequenas empresas tendem a encerrar suas atividades com pouco tempo no mercado. Para melhor suporte ao estudo, realizou-se uma breve revisão teórica de temas pertinentes ao foco escolhido, principalmente, sobre gestão e planejamento financeiro. Metodologicamente, foram utilizadas as seguintes abordagens para o estudo como um todo: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação pessoal e pesquisa qualitativa e quantitativa descritiva, com amostra de 3 populações. Os resultados, apresentados de forma descritiva e com gráficos e análises pertinentes, indicam que a maioria dos pesquisados aprovam a gestão financeira da empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.relation.referencesABNT, Associação Brasileira de normas Técnicas. Disponível em https://www.normasabnt.org/, acesso 01/10/2020 às 19:37. ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2008. BERRY, Leonard L.; PARASURAMAN, A. Serviços de marketing. São Paulo: Maltese, 1992. BOTKIN; KELLER. Environmental Science: Earth as a Living Planet. 2011. BOWERSOX, Donald J., CLOSS, David J. Logística Empresarial, O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ______________________. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. COLTRO, Alex. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. São Paulo: Caderno de pesquisas em administração, v. 1, nº 2, 1996. CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração da produção e operações. São Paulo: Atlas, 2006. DIAS, Reinaldo. Responsabilidade social: fundamentos e gestão. São Paulo: Atas, 2012. DRUCKER, Peter Ferdinand. A prática da administração de empresas. São Paulo. Pioneira, 1981. GARVIN, DAVID A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson, 2010. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 1995. JURAN, JOSEPH M. Juran on Leadership for Quality. New York: Free Press, 1989. KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice-Hall,2003. MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo: Atlas, 2010. MARQUES, W. L. Administração da qualidade na produtividade. Cianorte: Apostila elaborada pelo Professor da UNIPAR - Wagner Luiz Marques, 2000. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo, Atlas, 2006a. MEGLIORINI, E.; VALLIM, M. A. Administração Financeira: Uma Abordagem Brasileira. São Paulo: Pearson, 2009. OLIVEIRA, Dílson Campos. Manual Como Elaborar Controles Financeiros, Belo Horizonte, SEBRAE/MG: Casablanca, 2005. PEPPERS Don, ROGERS Marth. Enterprise one to one. Doubleday, 1997. SHIOZAWA, S.C. Ruy. Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação. São Paulo: Atlas, 1993. SILVA, Renaud Barbosa da. Fundamentos da Logística e Cadeia de Abastecimento. Material de Aula do Curso de Pós-Graduação em Logística. Fundação Getúlio Vargas: 2006. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002. ________________________________________. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009. STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1997. YIN, R.K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010. SEBRAE, Participação das Micro e Pequenas empresas no PIB. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wpcontent/uploads/2020/04/Relat%C3%B3rioParticipa%C3%A7%C3%A3o-mpe-pib-Na.pdf,acesso em 11/09/2020 as 10:42.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2841731876879638pt_BR
dc.degree.graduationAdministração-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEFINITIVO DA GIOVANNA CELESTINA HANESEN (COM PDF) 2020-2.pdfTCC DA GIOVANA CELESTINA HANSEN891,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador