Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1132
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carneiro, Francisquinha Galvão | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T16:04:22Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T16:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1132 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.title | Bullying no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro Junior, Nelson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.description.resumo | O fenômeno do bullying é considerado como violência que afeta o desenvolvimento social e cognitivo da criança sendo analisado como um problema social que afeta o desenvolvimento da criança como um todo, por suas consequências graves, tal comportamento é capaz de influenciar a qualidade do ensino-aprendizagem e da socialização entre as crianças, é uma violência que está cada vez mais presente na escola. Com base nesta reflexão o estudo apresenta, por meio de uma revisão bibliográfica, as manifestações do fenômeno bullying no contexto escolar. Para tanto, foram utilizados textos da literatura, artigos e livros, que serviram de embasamento teórico para esta revisão, resgatando assim alguns conceitos. Buscamos caracterizar no decorrer do estudo o bullying, o contexto histórico no Brasil e no mundo e o que rege a legislação e as mudanças que ocorreram. Estudou-se ainda, o papel dos docentes, da escola e da família no enfrentamento desta violência, suas possíveis causas e formas de combatê-lo em busca de uma educação voltada para a paz. Dessa forma, a pesquisa procurou situar os primeiros estudos realizados sobre o bullying, características, causas, consequências e principais papéis sociais dos envolvidos nesta situação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CB Monografia Francisquinha Galvão Carneiro.pdf | 363,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador