PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Francisquinha Galvão-
dc.date.accessioned2020-12-18T16:04:22Z-
dc.date.available2020-12-18T16:04:22Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1132-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleBullying no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro Junior, Nelson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.description.resumoO fenômeno do bullying é considerado como violência que afeta o desenvolvimento social e cognitivo da criança sendo analisado como um problema social que afeta o desenvolvimento da criança como um todo, por suas consequências graves, tal comportamento é capaz de influenciar a qualidade do ensino-aprendizagem e da socialização entre as crianças, é uma violência que está cada vez mais presente na escola. Com base nesta reflexão o estudo apresenta, por meio de uma revisão bibliográfica, as manifestações do fenômeno bullying no contexto escolar. Para tanto, foram utilizados textos da literatura, artigos e livros, que serviram de embasamento teórico para esta revisão, resgatando assim alguns conceitos. Buscamos caracterizar no decorrer do estudo o bullying, o contexto histórico no Brasil e no mundo e o que rege a legislação e as mudanças que ocorreram. Estudou-se ainda, o papel dos docentes, da escola e da família no enfrentamento desta violência, suas possíveis causas e formas de combatê-lo em busca de uma educação voltada para a paz. Dessa forma, a pesquisa procurou situar os primeiros estudos realizados sobre o bullying, características, causas, consequências e principais papéis sociais dos envolvidos nesta situação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogia-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CB Monografia Francisquinha Galvão Carneiro.pdf363,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador