PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Esdranne da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-18T13:40:52Z-
dc.date.available2020-12-18T13:40:52Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1112-
dc.description.abstractThis paper seeks to analyze and discuss the teaching of history as a curricular component expressed in the National Common Curricular Base (BNCC), analyzing the processes that served to build history as a school discipline, since the introduction of historical studies leads to an analytical process in the sciences human beings, which goes through several modifications, in the relation of theoretical / methodological teaching, in the formation of the subject from historical Understanding the importance of educational processes for the formation of society, the work seeks to evaluate the official documents prepared by the Ministry of Education (MEC) based on the Federal Constitution of 1988, in the processes that are guiding in the educational scope, based on LDB documents, PNE and BNCC, from a critical and historical perspective, we seek to understand the educational reforms that contributed to the construction of a democratic curriculum that can establish discussions about cultural diversity and the multiple identities reflected within the teaching of history. Methodologically used discourse analysis, and concluded that BNCC advances in terms of the defense of diversity as a nation project, but neglects issues related to gender and sexuality, in addition to promoting a fragmentation of teaching, since it is up to teachers and collegiate schools put in their curricula and put into practice the various competences defined by the BNCC.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.titleBNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade culturalpt_BR
dc.title.alternativeBNCC and historical education: guidelines for cultural diversitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2088-4408pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Maria Madalena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5961380656063527pt_BR
dc.contributor.referee2Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2088-4408pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura analisar e discutir o ensino de história como componente curricular expresso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analisando os processos que serviram para construção da história como disciplina escolar, já que a introdução dos estudos históricos remete a um processo analítico nas ciências humanas, que passa por várias modificações, na relação do ensino teórico/metodológico, na formação do sujeito a partir do conhecimento histórico. Compreendendo a importância dos processos educacionais para formação da sociedade, o trabalho busca avaliar os documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) a partir da Constituição Federal de 1988, nos processos que são norteadores no âmbito educacional, a partir dos documentos da LDB, PNE e BNCC, sob um olhar crítico e histórico, buscamos compreender as reformas educacionais que contribuí para construção de um currículo democrático que possa estabelecer discussões acerca da diversidade cultural e das múltiplas identidades refletidas dentro do ensino de História. Metodologicamente utilizamos da análise de discurso, e concluímos que a BNCC avança em termos da defesa da diversidade enquanto projeto de nação, mas negligencia temas relacionados ao gênero e à sexualidade, além de promover uma fragmentação do ensino, uma vez que cabe aos docentes e colegiados das escolas colocar nos currículos e em prática as diversas competências definidas pela BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4729302073274958pt_BR
dc.degree.graduationHistória-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BNCC e educação histórica - Esdranne mono.pdf620,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador