PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/10803
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Participação escolar de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: influência do tipo de ensino e presença do profissional de apoio escolar
Autor(es): Santos, Elias de Matos
Primeiro Orientador: Prudente, Cejane Oliveira Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Sheila de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Francine Aguilera Rodrigues da
Resumo: O objetivo deste estudo foi relacionar o tipo de ensino e a assistência de profissionais de apoio escolar com a participação escolar de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Estudo transversal analítico, realizado com 35 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com paralisia cerebral, com idades entre 5 e 17 anos, em um centro de reabilitação na região centro-oeste do Brasil. Os pais ou responsáveis responderam um questionário sociodemográfico e clínico e a Medida de Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY) no contexto escolar. Os resultados revelaram uma baixa frequência de participação escolar. Estudantes dos níveis IV e V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), inseridos no ensino regular, apresentaram maior frequência de participação quando comparados aos que frequentam escola especial (p=0,032). A participação não teve relação com o tipo de escola (pública e privada) (p=0,282) e a presença de profissional de apoio escolar (p=0,142). Conclui-se que o ensino regular contribui para um ambiente mais favorável à participação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral com maiores limitações funcionais, em comparação às escolas especiais. É fundamental ampliação de estratégias inclusivas em todos os contextos educacionais, incluindo formação continuada aos profissionais de apoio escolar.
Palavras-chave: Paralisia Cerebral
Participação Social
Inclusão Escolar
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/10803
Data do documento: 17-Jun-2026
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 - Elias de Matos Santos - versão final.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador