PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Cleunice de Paula-
dc.date.accessioned2020-12-17T14:25:45Z-
dc.date.available2020-12-17T14:25:45Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1066-
dc.description.abstractThe study was carried out with the objective of verifying the impact of the telework during the Covid-19 pandemic in the Regional Electoral Court of Goiás and its result for the society and the perception of the agency's servants on the subject. The telework refers to an activity developed by the worker in places far from the company headquarters, reason why it was chosen to mitigate the effects of the pandemic and maintain the social distancing of the servers. In order to know the opinion of the servers about telework and the advantages and disadvantages of this modality of work as well as the results achieved by the servers and their perspective in relation to the future of telework in the agency since even it is not yet regulated by the TRE-GO. For this purpose, an electronic questionnaire was made available on the Google Forms platform, which was made available for responses from thirty servers for ten days and obtained sixteen responses that served as a basis for analyzing the context of telework at the agency. The result came against the theoretical basis with most of the servers recognizing that teleworking was an important tool for the realization of work activities during the pandemic of Covid-19, because there is a predominance of 68.8% of servers for the risk group of Covid-19. The research also found that about 56.3% of the servers are satisfied with the adaptation and resolution of problems through telework, and there are no questions in the opposite direction. According to the answers obtained, it is evident that the context leaves no doubt about the efficiency of the remote work model in the agency. What would only be a palliative alternative proved to be a continuous solution benefiting servers and users, indicating a promising future in the realization of the activities developed in TRE-GO.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTribunal Regional Eleitoral de Goiás-
dc.subjectEfetividade-
dc.subjectTelework-
dc.subjectCovid-19-
dc.subjectPandemic-
dc.titleO impacto da realização do teletrabalho durante a pandemia do Covid-19 no TRE-GO e seus resultados para a sociedade e a percepção dos servidores do órgãopt_BR
dc.title.alternativeThe impact of teleworking during the Covid-19 pandemic in the TRE-GO and its results for society and the perception of the agency's serverspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Jolson da Fonseca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542032440455032pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Gisely Jorge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746366420657316pt_BR
dc.contributor.referee3Evangelista, Maria Aparecida Vaz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.description.resumoO estudo foi realizado com o objetivo de verificar o impacto da realização do teletrabalho durante a pandemia do Covid-19 no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e seu resultado para a sociedade e a percepção dos servidores do órgão sobre o tema. O teletrabalho refere-se a uma atividade desenvolvida pelo trabalhador em locais distante da sede da empresa, motivo pelo qual foi escolhido para amenizar os efeitos da pandemia e manter o distanciamento social dos servidores. Com o intuito de saber a opinião dos servidores sobre o teletrabalho e as vantagens e desvantagens dessa modalidade de trabalho bem como os resultados alcançados pelos servidores e sua perspectiva em relação ao futuro do teletrabalho no órgão uma vez que mesmo ainda não é regulamentado pelo TRE-GO. Para tanto foi confeccionado um questionário eletrônico na plataforma Google Forms, que ficou disponibilizado para respostas de trinta servidores por dez dias e obteve dezesseis respostas que serviu de base para analisar o contexto do teletrabalho no órgão. O resultado veio ao encontro ao embasamento teórico com a maioria cerca de 93,8% dos servidores reconhecendo que o teletrabalho foi uma importante ferramenta para a realização das atividades de trabalho durante a pandemia do Covid-19, porque existe uma predominância de 68,8% dos servidores para o grupo de risco de Covid-19. A pesquisa também verificou que cerca 56,3% dos servidores estão satisfeitos com a adaptação e resolução de problemas através do teletrabalho, não havendo questionamentos no sentido contrário. De acordo com as respostas obtidas, fica evidente que o contexto não deixa dúvidas da eficiência do modelo de trabalho remoto no órgão. O que seria apenas uma alternativa paliativa provou ser uma solução contínua beneficiando servidores e usuários indicando um futuro promissor na realização das atividades desenvolvidas no TRE-GO.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.thumbnail.urlEffectiveness.-
dc.relation.referencesADMINISTRADORES.COM<https://administradores.com.br/noticias/teletrabalho-estrategia-ou-faz-de-conta. Acessado em 15.9.2020 BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 11ª ed. Tradução de Yadyr A. Figueiredo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2014. DIEESE:<https://www.dieese.org.br/notatecnica/2020/notaTec233CovidSetorPublico.html>. ACESSADO 14 SET.2020. FAYOL, H. Administração Industrial e Geral. 10 ed. São Paulo: Atlas,1990. FEITOSA, C. M.C.; LIMA, A. V.Q. Avaliação de desempenho no setor público: fatores críticos e oportunidades de melhoria. Maranhão: Universidade Federal do Maranhão, 2016. HAU, F.; TODESCAT, M. O Teletrabalho na Percepção dos Teletrabalhadores e seus Gestores: Vantagens e Desvantagens em um Estudo de Caso. Revista de Gestão e Tecnologia, v. 8, nº 3, p.37-52, 2018. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - Resultados Pesquisa PNAD Covid19 – Indicadores mensais – junho de 2020mercadodetrabalho.2020.https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101751.pdf. Acessado 12 set.2020. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.65, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-65-de-30-de-julho-de-2020-269669395, acessado em 10 set. 2020. KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: Uma abordagem teórico-prática Metodologia da pesquisa em educação dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. LIMA, M. S. B. O teletrabalho no poder judiciário brasileiro: ganhos para tribunais e sociedade? as experiências de Santa Catarina e Amazonas. 2018. [s. l.]. Mestrado. Fundação Getúlio Vargas 2018. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ir00572a&AN=fgv.10438.24303&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 14 nov. 2020. ROOSE, K. Sorry, but Working From Home Is Overrated. The New York Times, 2020. Disponível em < https://www.nytimes.com/2020/03/10/technology/working-from-home.html >. Acesso em 15 set. 2020. SITE DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA, <https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/apresentacoes/2020/julho/apresentacao-teletrabalho.pdf/view>. acessado em 9 set. 2020. SOCIEDADE BRASILEIRA DE TELETRABALHO (SOBRATT). Estudo de mercado: pesquisa home office Brasil 2018 SAP Consultoria RH. Disponível em: http://www.sobratt.org.br/site2015/wp-content/uploads/2018/12/pesquisa-sap-2018-completa.pdf . Acesso em: 14 set. 2020. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. Métodos de pesquisa em Administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. WOORTMANN, M. Teletrabalho no Serviço Público. Instituto Publix, Agosto de 2019. < https://institutopublix.com.br/teletrabalho-no-servico-publico/>. Acessado em 14 set. 2020.pt_BR
dc.degree.graduationAdministração-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-CLEUNICE - Após ajustes da banca - Versão 10.12.2020.pdf481,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CLUNICE-Anexo IV.pdf294,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador