PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de métodos de formação de preço dos produtos de uma confeitaria em Goiânia - Goiás
Autor(es): Barboza, Rafael Rodrigues
Primeiro Orientador: Galera, Juliana Schmidt
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Ricardo Caetano
metadata.dc.contributor.referee2: Deus, Katia Oliveira de
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão entre dois métodos de formação de preço em uma confeitaria localizada em Goiânia – GO. Devido as dificuldades enfrentadas pelas empresas em virtude da pandemia, viu-se a oportunidade de elaborar uma análise comparativa entre os métodos de precificação baseados nos gastos e nos concorrentes a fim de indicar qual é o mais viável a se aplicar na empresa estudada, fundamentando-se na competitividade e nos lucros da mesma. Abordou-se as definições de custos e despesas e foram apresentadas metodologias de precificação e métodos de custeio. Seguiu-se para as etapas da pesquisa que consistiram na coleta de dados em um período de seis meses, elaboração da curva ABC, o levantamento e a classificação dos gastos, criação das fichas técnicas e a realização da formação de preço para cada item. A metodologia baseada nos gastos resultou-se em preços elevados em virtude dos altos gastos indiretos da empresa, originando um valor de venda bem superior aos concorrentes e aos preços atualmente praticados. Já o método fundamentado nos concorrentes apresentou valores mais competitivos. Assim, realizou-se uma análise comparativa a fim de averiguar qual metodologia é a mais indicada para a precificação dos produtos da confeitaria. Também foi realizado uma comparação entre dois períodos diferentes na pandemia a fim de demonstrar os impactos causados pela mesma, e nessa análise, viu-se que os períodos analisados tiveram influencias nos preços dos produtos, principalmente em razão da distribuição dos valores dos gastos indiretos aos itens. Concluiu que o método mais viável a se aplicar na confeitaria é o baseado nos concorrentes por apresentar valores mais competitivos no mercado e dependendo do volume de vendas podem gerar lucros. Porém, se essa metodologia fosse aplicada atualmente na empresa, geraria prejuízos devido à baixa demanda da mesma. Contudo, para realizar uma formação de preço também é necessário levar em consideração todos os gastos envolvidos nos produtos do negócio.
Palavras-chave: Precificação
Métodos para formação de preço
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1060
Data do documento: 5-Dez-2020
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