PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarboza, Rafael Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-12-17T12:40:35Z-
dc.date.available2020-12-17T12:40:35Z-
dc.date.issued2020-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1060-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectMétodos para formação de preçopt_BR
dc.titleAnálise de métodos de formação de preço dos produtos de uma confeitaria em Goiânia - Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Galera, Juliana Schmidt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464955865544174pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Ricardo Caetano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502124560175485pt_BR
dc.contributor.referee2Deus, Katia Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0715958431942558pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma discussão entre dois métodos de formação de preço em uma confeitaria localizada em Goiânia – GO. Devido as dificuldades enfrentadas pelas empresas em virtude da pandemia, viu-se a oportunidade de elaborar uma análise comparativa entre os métodos de precificação baseados nos gastos e nos concorrentes a fim de indicar qual é o mais viável a se aplicar na empresa estudada, fundamentando-se na competitividade e nos lucros da mesma. Abordou-se as definições de custos e despesas e foram apresentadas metodologias de precificação e métodos de custeio. Seguiu-se para as etapas da pesquisa que consistiram na coleta de dados em um período de seis meses, elaboração da curva ABC, o levantamento e a classificação dos gastos, criação das fichas técnicas e a realização da formação de preço para cada item. A metodologia baseada nos gastos resultou-se em preços elevados em virtude dos altos gastos indiretos da empresa, originando um valor de venda bem superior aos concorrentes e aos preços atualmente praticados. Já o método fundamentado nos concorrentes apresentou valores mais competitivos. Assim, realizou-se uma análise comparativa a fim de averiguar qual metodologia é a mais indicada para a precificação dos produtos da confeitaria. Também foi realizado uma comparação entre dois períodos diferentes na pandemia a fim de demonstrar os impactos causados pela mesma, e nessa análise, viu-se que os períodos analisados tiveram influencias nos preços dos produtos, principalmente em razão da distribuição dos valores dos gastos indiretos aos itens. Concluiu que o método mais viável a se aplicar na confeitaria é o baseado nos concorrentes por apresentar valores mais competitivos no mercado e dependendo do volume de vendas podem gerar lucros. Porém, se essa metodologia fosse aplicada atualmente na empresa, geraria prejuízos devido à baixa demanda da mesma. Contudo, para realizar uma formação de preço também é necessário levar em consideração todos os gastos envolvidos nos produtos do negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOSpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de produção-
dc.degree.levelGraduação-
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