PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Centro de convivência para idosos - Goiânia-GO
Autor(es): Oliveira, Vitória
Primeiro Orientador: Oliveira, Enio Nery
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Renato de Castro e
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Gustavo Garcia do
Resumo: O trabalho pretende refletir sobre orientações pertinentes do momento atual, tem como tema um centro de convivência para idosos, onde no decorrer dos capítulos será mostrado como o número de idosos vêm aumentando no panorama brasileiro, inclusive na cidade de Goiânia – GO. Com isso, é visto o modo como a terceira idade é percebida pelas pessoas de outras gerações no Brasil nos dias atuais, e os locais que buscam atender esta classe, afim de proporcionar um modo de vida ativa onde estes se sintam seguros e acolhidos. Com o passar dos anos, os idosos foram perdendo o lugar na cidade sendo vistos como pessoas sem utilidade econômica. Entretanto, o papel destes na sociedade se faz importante do mesmo modo que uma criança ou adolescente, e, assim, se faz necessário buscar meios de inseri-los novamente nesta sociedade, uma vez que, segundo estudos, a exclusão social e o abandono são as maiores causas de doenças psicológicas para a terceira idade, o que muitas v e z e s l e v a a o d e s e n v o l v i m e n t o d e consequências físicas também, e em casos mais sérios, até a morte. Tendo como reflexão a posição do idoso na sociedade, será mostrado projetos de referência que buscaram tanto proporcionar melhor qualidade de vida ao idoso quanto tornálo uma pessoa ativa na comunidade. E, com tal base teórica, será apresentado o projeto arquitetônico proposto, onde tem em consideração questões de acessibilidade, inclusão social, interatividade, saúde e bem estar.
Palavras-chave: Centro de convivência
Idosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1057
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL DO PROJETO.pdf89,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador