Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de soft skills e outras habilidades, para carreiras modernas e a idealização de um negócio |
Título(s) alternativo(s): | O Ensino de soft skills |
Autor(es): | Resende, Maria Luísa Guimarães |
Primeiro Orientador: | Labaig, Henrique Carlos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Rocha, Vanessa Pazzini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brito Junior, Gilson do Amaral |
Resumo: | As soft skills são consideradas as habilidades cruciais para aqueles que visam permanecer ativamente no futuro profissional ou para aqueles que ainda irão ingressar. O desenvolvimento de habilidade socioemocionais e interpessoais é extremamente importante em um mundo onde cada vez mais a tecnologia vem alterando o mercado de trabalho, resultando até mesmo na extinção de alguns empregos e no surgimento de outros. No entanto, é possível notar que nesses novos empregos, as soft skills serão de extrema importância para que as pessoas consigam desenvolvê-los. Portanto, o presente artigo visa descrever o desenvolvimento de um estudo referente a visão do mercado educacional sobre a educação 4.0 baseada em soft skills para crianças e jovens, onde foram desenvolvidas uma análise teórica dos assuntos relacionados, assim como uma pesquisa mercadológica e posteriormente, com a análise de dados, foi possível realizar uma proposta de modelo de negócios para o ensino dessas habilidades importantes para os futuros profissionais do mercado de trabalho e do mundo dos negócios. Como resultados foram possíveis perceber que, mesmo o mundo apontando as necessidades para o desenvolvimento de soft skills e outras habilidades necessárias para as carreiras modernas, essa ainda não é uma preocupação recorrente nas escolas brasileiras, com isso, um business model canvas e um MVP foram desenvolvidos, almejando propor um modelo de negócios que consiga resolver esse problema. Logo, conclui-se então, que com um negócio própria para isso, é possível ajudar crianças e jovens a desenvolver essas habilidades que serão extremamente necessárias para o futuro. |
Palavras-chave: | Soft skills Hard skills Habilidades Educação 4.0 Modelo de negócios |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Gestão e Negócios |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1042 |
Data do documento: | 3-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Luísa Guimarães Resende.docx | TCC de Conclusão do Curso de Administração de Empresas da PUC Goiás | 3,75 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador