PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ensino de soft skills e outras habilidades, para carreiras modernas e a idealização de um negócio.
Título(s) alternativo(s): O Ensino de soft skills
Autor(es): Resende, Maria Luísa Guimarães
Primeiro Orientador: Labaig, Henrique
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rocha , Vanessa Pazzini
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Wanessa Pazini
metadata.dc.contributor.referee2: Brito Junior, Gilson do Amaral
Resumo: As soft skills são consideradas as habilidades cruciais para aqueles que visam permanecer ativamente no futuro profissional ou para aqueles que ainda irão ingressar. O desenvolvimento de habilidade socioemocionais e interpessoais é extremamente importante em um mundo onde cada vez mais a tecnologia vem alterando o mercado de trabalho, resultando até mesmo na extinção de alguns empregos e no surgimento de outros. No entanto, é possível notar que nesses novos empregos, as soft skills serão de extrema importância para que as pessoas consigam desenvolvê-los. Portanto, o presente artigo visa descrever o desenvolvimento de um estudo referente a visão do mercado educacional sobre a educação 4.0 baseada em soft skills para crianças e jovens, onde foram desenvolvidas uma análise teórica dos assuntos relacionados, assim como uma pesquisa mercadológica e posteriormente, com a análise de dados, foi possível realizar uma proposta de modelo de negócios para o ensino dessas habilidades importantes para os futuros profissionais do mercado de trabalho e do mundo dos negócios. Como resultados foram possíveis perceber que, mesmo o mundo apontando as necessidades para o desenvolvimento de soft skills e outras habilidades necessárias para as carreiras modernas, essa ainda não é uma preocupação recorrente nas escolas brasileiras, com isso, um business model canvas e um MVP foram desenvolvidos, almejando propor um modelo de negócios que consiga resolver esse problema. Logo, conclui-se então, que com um negócio própria para isso, é possível ajudar crianças e jovens a desenvolver essas habilidades que serão extremamente necessárias para o futuro.
Palavras-chave: soft skills, hard skills, habilidades, educação 4.0, modelo de negócios.
CNPq: Administração de Empresas, Empreendedorismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Luísa Guimarães Resende.docxTCC de Conclusão do Curso de Administração de Empresas da PUC Goiás3,75 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador