Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Fatores de risco a bordo das aeronaves relacionados à automação |
Autor(es): | Silva, Bruno Ferreira |
Primeiro Orientador: | Santos, Roberto Márcio dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fiaco, Reinaldo Moreira Del |
Resumo: | Este artigo discutiu os fatores de risco a bordo das aeronaves comerciais relacionados com a automação, através de uma pesquisa bibliográfica e documental. A automação presente nos aviões comerciais das grandes empresas, ao redor do mundo, caracteriza-se por um alto grau de complexidade que exige do piloto, tanto em formação, quanto já em operação, uma capacidade cognitiva que lhe permita acompanhar as frequentes e rápidas mudanças nessa automação. Este trabalho analisou a complexidade da automação embarcada nas modernas aeronaves, utilizadas na aviação comercial, e identifica possíveis fatores de risco na interface homem-máquina (IHM), indicando como isso pode afetar a segurança operacional do voo. Apresentamos, ainda, a transformação que as cabines de comando ao longo do tempo e identificamos possíveis perigos à segurança operacional relacionados à complexidade da automação e erros cometidos por pilotos na operação de tais tecnologias. Entre as principais conclusões, podemos indicar que a IHM foi fator contribuinte em muitos acidentes, a exemplo do B-737 800 MAX, que a inabilidade da tripulação, somada a problemas técnicos que a máquina apresentava, resultou em tragédias. Ainda que tal aeronave tivesse sido amplamente aguardada desde seu lançamento até o início de suas atividades, sua performance não foi um sucesso. Assim, finalizamos concluindo que a automação tem muito a agregar na aviação, mas precisa evoluir à medida que os operadores consigam dominá-la. |
Abstract: | This article discusses risk factors at commercial aircrafts related to automation, through a bibliography and documentary research. The automation present in commercial airplanes of large companies, around the world, is characterized by a high degree of complexity that requires from the pilot, both in training and in operation, a cognitive ability that allows him to keep up with frequent and fast changes in this automation. The article to analyzes the complexity of the automation used in modern aircrafts and identify possible risks in the human-machine interface, indicating how it can affect the operational safety of the flight. We also present the transformation of the cabinets over time, and identify possible risks and dangers related to complexity automation and mistakes committed by pilots in the operation of such technologies. In the main conclusions, we can indicate that IHM was a contributing in many accidents, such as the B-737 800 MAX, that the crew’s inability, added to technical problems that the machine presented, resulted in tragedies. Even though the aircraft had been awaited from its launch until the beginning of this activities, its performance wasn’t a success. So, we conclude that automation has a lot to add to aviation, but it needs to evolve as the operators can control it. |
Palavras-chave: | Automação Sistemas de voo Interface IHM Embarcadas |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Gestão e Negócios |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1027 |
Data do documento: | 24-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc finalizado - Bruno.pdf | 206,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador