PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sustentabilidade ambiental dos motores aeronáuticos
Autor(es): Freitas, Wanderson Pires de
Primeiro Orientador: Santos, Roberto Márcio dos
metadata.dc.contributor.referee2: Fiaco, Reinaldo Moreira Del
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso, Maurício
Resumo: O artigo investigou a sustentabilidade ambiental dos motores aeronáuticos, abordando o assunto desde a criação dos primeiros motores, até as novas tecnologias empregadas e utilizadas em larga escala. O primeiro registro de um motor aeronáutico deu-se em 120 a.C, sendo que o primeiro registro de motor do tipo turbina, foi em 1629. Anos depois em 1794, um projeto de motor convencional de combustão interna, foi patenteado, dando início ao grande sucesso que são os motores aeronáuticos atualmente. Vários tipos de motores foram criados até os dias de hoje, o principal deles é o motor a jato que foi o principal foco deste trabalho, expondo seus principais problemas e poluentes produzidos. Dos motores a jato, apresentamos a última versão, que é o motor turbofan, o mais utilizado no mundo inteiro e o analisamos quanto ao impacto ambiental. As fabricantes idealizaram formas para diminuir o peso dos motores, aumentando sua eficiência e reduzindo o consumo de combustível, além da adição de materiais específicos que visam à redução de ruído. Além disto, foi exposto o uso de biocombustíveis provenientes de pinhão manso, que auxiliam na redução dos poluentes gerados pelo motor. No contexto geral, foi apresentada a navegação PBN, como método de navegação que redesenha as rotas, visando à economia de combustível. E, para o futuro, foi pesquisado o novo conceito ZeroE, da fabricante Airbus, em que foram idealizadas aeronaves que, em breve serão movidas à hidrogênio. Esta pesquisa utilizou o método científico indutivo, em que o pesquisador partiu da observação de situações especificas, por meio de pesquisa bibliográfica, para obter conclusões, permitindo compreender melhor a dinâmica do estudo apresentado. Muitos autores apontam que a aviação será mais sustentável devido às tecnologias já existentes, e as que ainda estão por vir. Como sugestão indicamos a necessidades de continuidade dos estudos, no Projeto ZeroE da Airbus, para o uso do hidrogênio como parte do combustível para as aeronaves da fabricante, contribuindo assim com o meio ambiente na diminuição do dióxido de carbono (CO2).
Abstract: The article investigated the environmental sustainability of aeronautical engines, addressing the subject from the creation of the first engines, to the new technologies used and used on a large scale. The first records of an aeronautical engine took place in 120 B.C., the first record of a turbine engine being in 1629. Years later in 1794, a conventional internal combustion engine design was patented, beginning the great successful aircraft engines today. Several types of engines have been created until today, the main one being the jet engine that was the focus of this work, exposing its main problems and pollutants sought. Of the jet engines, we present the latest version, which is the turbofan engine, the most used worldwide and we analyzed it for environmental impact. Manufacturers devised ways to reduce the weight of engines, increase their efficiency and achieve fuel consumption, in addition to adding specific materials that aim to reduce noise. In addition, it was exposed to the use of biofuels from physic nut, which help to reduce pollutants generated by the engine. In the general context, PBN navigation was presented, as a navigation method that redesigns the routes, inherent to fuel economy. And, for the future, the new concept ZeroE, from the manufacturer Airbus, was researched, in which the aircraft that soon will be powered by hydrogen were designed. This research uses the scientific inductive method, in which the researcher started from the observation of specific situations, through bibliographic research, to obtain free, allowing a better understanding of the dynamics of the presented study. Many authors sad that aviation will be more sustainable due to existing technologies, and as that are yet to come. As a suggestion, it indicates a need for further studies, in the Airbus ZeroE Project, for the use of hydrogen as part of the fuel for the manufacturer's aircraft, thus contributing to the environment in reducing carbon dioxide (CO2).
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Motores aeronáuticos
Tecnologias empregadas
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1026
Data do documento: 24-Nov-2020
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