PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9718
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Determinantes da inadimplência do crédito à pessoa física no Brasil no período de 2011 a 2024
Autor(es): Cruz, João Lucas Nascimento
Primeiro Orientador: Paula, Mauro César de
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Gesmar José
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Neide Selma do Nascimento Oliveira
Resumo: O trabalho investiga os determinantes da inadimplência do crédito à pessoa física no Brasil entre 2011 e 2024, compreendendo a inadimplência como um reflexo da capacidade de pagamento das famílias e de relevância social e econômica. O estudo tem por objetivo identificar se as variações na taxa Selic, na inflação (IPCA), na atividade econômica (PIB) e na confiança do consumidor explicam o comportamento da inadimplência. Parte-se da hipótese que a inadimplência é afetada por essas variáveis; espera-se que aumentos no IPCA e no PIB estejam associados à redução da inadimplência, enquanto elevações da taxa Selic e do índice de confiança do consumidor tendam a elevá-la. Para testar essa hipótese, adota-se uma abordagem quantitativa, utilizando Regressão Linear Múltipla com dados do Banco Central, IBGE e Fecomércio. Os resultados indicam significância estatística para todas as variáveis e mostram que maior inflação e expansão do PIB reduzem a inadimplência, enquanto aumentos na Selic e na confiança do consumidor contribuem para sua elevação.
Palavras-chave: Inadimplência
Crédito à pessoa física
Taxa Selic
Endividamento
Política monetária
Ciclos de crédito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9718
Data do documento: 8-Dez-2025
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia João Lucas Versão Final.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador