PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, André Luiz-
dc.date.accessioned2020-12-16T18:19:43Z-
dc.date.available2020-12-16T18:19:43Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/961-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectPavimentação-
dc.subjectPavimento rígido-
dc.titleConsiderações sobre o método ABCP de dimensionamento de pavimentos rodoviários de concreto estruturalmente armadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109150393605727pt_BR
dc.contributor.referee1Nishi, Edson-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9707-3745pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265531737953522pt_BR
dc.contributor.referee2Roriz, Paulo José Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960430550169407pt_BR
dc.description.resumoCom o passar dos anos, aumentou-se a necessidade de se construir e conservar as estradas existentes, visto que o constante uso causa desgastes ao longo dos anos e a manutenção torna-se algo imprescindível. Uma pavimentação bem feita tem como objetivo proporcionar um tráfego confortável e seguro aos motoristas, com estruturas e materiais que sejam capazes de suportar os esforços de tráfego combinado com ações climáticas, com o menor custo possível. Essa viabilidade financeira é um atrativo da pavimentação rígida pois a necessidade de manutenção é menor do que de pavimento flexível, aliado também a maior vida útil do pavimento permitindo o acesso a mais veículos por um maior período. Para aplicação da metodologia, é necessário dados como: pressão dos pneus, resistente do concreto, aço, tipo e espessura da sub-base, como também o CBR do subleito. Após, é feito o dimensionamento para eixos tandem simples e duplos, para determinação das armaduras. Pôde-se concluir que esta metodologia segue as teorias proposta pelo pavimento rígido, e resulta em benefícios como: simples aplicação, ganhos econômicos, estruturas confiáveis, seguras e confortáveis ao usuário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civil-
dc.degree.levelGraduação-
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