PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA SAÚDE MENTAL – REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Paula Filho, Sidney Roberto de
Primeiro Orientador: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Lucy Jane
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
Resumo: RESUMO: Introdução: A saúde mental é um componente fundamental do bem-estar geral, cuja promoção e cuidado demandam abordagens multidisciplinares e integradas. Nesse cenário, a fonoaudiologia, tradicionalmente associada à comunicação humana e suas alterações, possui um potencial significativo de atuação que, por vezes, é subestimado ou pouco explorado no contexto da saúde mental. Compreender a interface entre a fonoaudiologia e a promoção da saúde mental é crucial para expandir as estratégias de cuidado e otimizar as intervenções. Objetivo: O presente trabalho propõe-se a realizar uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de analisar a atuação fonoaudiológica na promoção da saúde mental, identificando as principais abordagens, contribuições e desafios dessa prática. Método: Estudo de revisão integrativa, realizado por meio de busca de artigos publicados entre 2019 e 2024 em bases de dados científicos, na língua portuguesa, que abordam a atuação fonoaudiológica na promoção da saúde mental. Resultados e discussão: Foram selecionados 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, abrangendo uma variedade de estudos sobre a atuação do fonoaudiólogo na saúde mental. As pesquisas foram categorizadas por tipo, ano de publicação, unidade federativa (UF) e atuação fonoaudiológica em equipe inter/multidisciplinar. Os resultados demonstraram que a atuação do fonoaudiólogo na saúde mental é fundamental para a reabilitação e integração de indivíduos com transtornos mentais. Conclusão: Essa pesquisa destaca a importância da inclusão do fonoaudiólogo em saúde mental, visando à prestação de cuidados integrais e humanizados. A atuação fonoaudiológica mostrou-se essencial para a promoção da saúde mental e prevenção de agravos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos
Abstract: ABSTRACT: Introduction: Mental health is a fundamental component of overall well-being, whose promotion and care require multidisciplinary and integrated approaches. In this scenario, speech-language pathology, traditionally associated with human communication and its alterations, has a significant potential for action that is sometimes underestimated or underexplored in the context of mental health. Understanding the interface between speech-language pathology and mental health promotion is crucial for expanding care strategies and optimizing interventions. Objective: This study aims to conduct an integrative literature review to analyze the role of speech-language pathology in promoting mental health, identifying the main approaches, contributions, and challenges of this practice. Method: Integrative review study, conducted through a search of articles published between 2019 and 2024 in scientific databases, in Portuguese, that address the role of speech-language pathology in promoting mental health. Results and discussion: 12 articles were selected that met the inclusion criteria, covering a variety of studies on the role of speech-language pathologists in mental health. The research was categorized by type, year of publication, federative unit (FU), and speech-language pathology practice in inter/multidisciplinary teams. The results demonstrated that the role of speech-language pathologists in mental health is fundamental for the rehabilitation and integration of individuals with mental disorders. Conclusion: This research highlights the importance of including speech-language pathologists in inter/multidisciplinary mental health teams, aiming to provide comprehensive and humanized care. Speech-language pathology practice has been shown to be essential for promoting mental health and preventing disorders, contributing to improving the quality of life of individuals.
Palavras-chave: “saúde mental”, “comunicação em saúde mental” e “fonoaudiologia”.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9506
Data do documento: 28-Jun-2025
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