Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | .Não consta na lista (Aluno) | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T13:19:17Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T13:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9452 | - |
dc.description.abstract | Introduction: Singing is a skill that can be improved through the practice of vocal adaptations, considering organic, technical, and psychological aspects. For this, it is essential that the singer has good control of vocal techniques. This knowledge enables the singer to use their voice to perform the adaptations required by each musical genre. Among the various singing styles, classical and popular music stand out. Objective: To conduct a literature review on vocal symptoms in church singers.Method: Narrative literature review (NLR). The databases searched were the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES, and Google Scholar.Inclusion criteria: Original articles presenting results of empirical research, published in Portuguese, with the full text available. Exclusion criteria: Review articles, editorials, letters to the editor, conference abstracts, theses, dissertations, and other types of publications not considered scientific articles. Results: Among the studies that used the Vocal Symptom Scale, the highest scores were found in the physical subscale, which includes issues related to throat clearing habits, sensation of mucus, pain, and throat inflammation. Conclusion: The analysis of the studies revealed that amateur singers face vocal problems that affect their health and performance. Common symptoms include hoarseness, vocal fatigue, and dry throat, resulting from inadequate voice use and lack of warm-up. Physical health is the most affected, with reports of pain and inflammation. Less experienced singers report more complaints, especially women and altos. The religious context intensifies singing, worsening symptoms. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Voz. Sintoma. Canto. Disfonia | pt_BR |
dc.subject | Voice. Symptom. Singing. Dysphonia | pt_BR |
dc.title | SINTOMAS VOCAIS EM CANTORES DE IGREJAS – REVISÃO NARRATIVA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, Tânia Maestrelli | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0200911871913505 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cintra, Lílian de Moura Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2197463691859859 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Silvia Maria | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1405592942813605 | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: Cantar é uma competência que pode ser aprimorada através da prática de adaptações vocais, considerando aspectos orgânicos, técnicos e psicológicos. Para isso, é essencial que o cantor tenha um bom controle das técnicas de canto. Esse conhecimento possibilita que ele empregue sua voz para realizar as adaptações exigidas por cada gênero musical. Entre os diferentes estilos de canto, destacam-se o clássico e o popular. Objetivo: realizar um levantamento da literatura que trata dos sintomas vocais em cantores de igrejas. Método: revisão narrativa de literatura (RNL). As bases de dados pesquisadas foram Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES e Google Acadêmico. Como critérios de inclusão foram adotados: artigos originais que apresentassem resultados de pesquisas empíricas, publicados no idioma português, com texto completo disponível. Critérios de exclusão:artigos de revisão, editoriais, cartas ao editor, resumos de congressos, teses, dissertações e outros tipos de publicação não considerados artigos científicos. Resultados: os estudos que utilizaram a escala de sintomas vocais, o maior escore encontrado foi na subescala físico, que engloba questões referentes ao hábito de pigarrear, sensação de secreção, dor e inflamação na garganta. Conclusão: A análise dos estudos revelou que cantores amadores enfrentam problemas vocais que impactam sua saúde e desempenho. Os sintomas comuns incluem rouquidão, fadiga vocal e garganta seca, resultantes de uso inadequado da voz e falta de aquecimento. A saúde física é a mais afetada, com dores e inflamações. Cantores menos experientes relatam mais queixas, especialmente mulheres e contraltos. O contexto religioso intensifica o canto, piorando os sintomas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tcc pronto-RAG.doc | 180 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador