Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9431
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Garcia, Chris Lohaine Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-29T11:42:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-29T11:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9431 | - |
dc.description.abstract | Vocal fatigue in teachers can be developed considering that it is one of the professional categories most exposed to continuous use of the voice. Teachers often face conditions that increase the risk of developing vocal fatigue, due to the intensive use of the voice in environments that often have high noise levels and unfavorable environmental conditions, such as poor humidity and ventilation, requiring them to raise the intensity of the voice for long periods. Aim: to survey the results of the vocal fatigue index of elementary school teachers at a private institution in Goiânia. Method: The study was approved by the Research Ethics Committee of the Pontifical Catholic University of Goiás (CAAE 87186425.6.0000.0037/Parecer no. 7.534.107) and all participants signed an informed consent form. This is a quantitative, analytical, observational, cross-sectional study carried out with a group of 10 elementary school teachers from the Caminhos de gênios Ltda School, in May 2025. The teachers were invited to take part in the research and all signed the informed consent form, completed the questionnaire and the vocal fatigue index protocol (VFI). Conclusion: The teachers surveyed have a greater sense of vocal fatigue, especially in the domains of vocal restriction and physical discomfort of the VFS, and find it easier to recover. As a result, many teachers with symptoms of vocal fatigue continue to teach and only seek care when their overall condition worsens. These results can be used to monitor teachers and help them identify and notice the symptoms associated with vocal fatigue more quickly. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | vozl | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.subject | auto-avaliação | pt_BR |
dc.subject | fadiga vocal | pt_BR |
dc.title | Indice de fadiga vocal de professores do ensino fundamental de uma instituição particular em Goiânia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Silvia Maria | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2319-1319 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1405592942813605 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cintra, Lílian de Moura Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2197463691859859 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Rosane Cunha de Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1682874125767903 | pt_BR |
dc.description.resumo | A fadiga vocal em professores pode ser desenvolvida considerando que, é uma das categorias profissionais mais expostas ao uso contínuo da voz, pois os professores, frequentemente, enfrentam condições que aumentam o risco de desenvolver fadiga vocal, devido ao uso intensivo da voz em ambientes que muitas vezes apresentam altos níveis de ruído e condições ambientais desfavoráveis, como pouca umidade e ventilação, exigindo que eles elevem a intensidade da voz por longos períodos. Objetivo: levantar os resultados de índice de fadiga vocal de professores do ensino fundamental de uma instituição particular de Goiânia. Método: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CAAE 87186425.6.0000.0037/Parecer no. 7.534.107) e todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, observacional, transversal realizado com um grupo de 10 professores do ensino fundamental da Escola Caminhos de gênios Ltda, no período de maio de 2025.Os professores foram convidados a participarem da pesquisa e todos assinaram o TCLE, preencheram o questionário e o protocolo de indice de fadiga vocal -IFV . Conclusão: Os professores pesquisados apresentam maior sensação de fadiga vocal, principalmente nos domínios de restrição vocal e desconforto físico do IFV e tem uma facilidade de recuperação vocal. Desta forma, muitos professores com sintomas de cansaço vocal continuam em atividade letiva e buscam atendimento somente quando ocorre uma piora no quadro geral. Estes resultados podem ser usados para monitorar os professores e ajudá-los a identificar e perceber mais rapidamente os sintomas associados à fadiga vocal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9999131169077553 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC final Chris 22.6.25.pdf | TCC | 322,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização.pdf | autorização | 363,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador