PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Chris Lohaine Nunespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-29T11:42:55Z-
dc.date.available2025-06-29T11:42:55Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9431-
dc.description.abstractVocal fatigue in teachers can be developed considering that it is one of the professional categories most exposed to continuous use of the voice. Teachers often face conditions that increase the risk of developing vocal fatigue, due to the intensive use of the voice in environments that often have high noise levels and unfavorable environmental conditions, such as poor humidity and ventilation, requiring them to raise the intensity of the voice for long periods. Aim: to survey the results of the vocal fatigue index of elementary school teachers at a private institution in Goiânia. Method: The study was approved by the Research Ethics Committee of the Pontifical Catholic University of Goiás (CAAE 87186425.6.0000.0037/Parecer no. 7.534.107) and all participants signed an informed consent form. This is a quantitative, analytical, observational, cross-sectional study carried out with a group of 10 elementary school teachers from the Caminhos de gênios Ltda School, in May 2025. The teachers were invited to take part in the research and all signed the informed consent form, completed the questionnaire and the vocal fatigue index protocol (VFI). Conclusion: The teachers surveyed have a greater sense of vocal fatigue, especially in the domains of vocal restriction and physical discomfort of the VFS, and find it easier to recover. As a result, many teachers with symptoms of vocal fatigue continue to teach and only seek care when their overall condition worsens. These results can be used to monitor teachers and help them identify and notice the symptoms associated with vocal fatigue more quickly.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvozlpt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectauto-avaliaçãopt_BR
dc.subjectfadiga vocalpt_BR
dc.titleIndice de fadiga vocal de professores do ensino fundamental de uma instituição particular em Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Silvia Mariapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2319-1319pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1405592942813605pt_BR
dc.contributor.referee1Cintra, Lílian de Moura Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2197463691859859pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Rosane Cunha de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1682874125767903pt_BR
dc.description.resumoA fadiga vocal em professores pode ser desenvolvida considerando que, é uma das categorias profissionais mais expostas ao uso contínuo da voz, pois os professores, frequentemente, enfrentam condições que aumentam o risco de desenvolver fadiga vocal, devido ao uso intensivo da voz em ambientes que muitas vezes apresentam altos níveis de ruído e condições ambientais desfavoráveis, como pouca umidade e ventilação, exigindo que eles elevem a intensidade da voz por longos períodos. Objetivo: levantar os resultados de índice de fadiga vocal de professores do ensino fundamental de uma instituição particular de Goiânia. Método: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CAAE 87186425.6.0000.0037/Parecer no. 7.534.107) e todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, observacional, transversal realizado com um grupo de 10 professores do ensino fundamental da Escola Caminhos de gênios Ltda, no período de maio de 2025.Os professores foram convidados a participarem da pesquisa e todos assinaram o TCLE, preencheram o questionário e o protocolo de indice de fadiga vocal -IFV . Conclusão: Os professores pesquisados apresentam maior sensação de fadiga vocal, principalmente nos domínios de restrição vocal e desconforto físico do IFV e tem uma facilidade de recuperação vocal. Desta forma, muitos professores com sintomas de cansaço vocal continuam em atividade letiva e buscam atendimento somente quando ocorre uma piora no quadro geral. Estes resultados podem ser usados para monitorar os professores e ajudá-los a identificar e perceber mais rapidamente os sintomas associados à fadiga vocal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999131169077553pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final Chris 22.6.25.pdfTCC322,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização.pdfautorização363,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador