PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho , Gustavo Machado da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-28T18:04:11Z-
dc.date.available2025-06-28T18:04:11Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9409-
dc.description.abstractThe operational safety of Brazilian civil aviation is a highly relevant issue in light of the growing number of flights and the increasing complexity of aerial operations. This study aims to analyze data on incidents and serious incidents involving single-engine and twin-engine aircraft in Brazil from 2020 to 2025. The research uses data extracted from the SIPAER Panel, maintained by CENIPA and ANAC, with applied filters for data classification and segmentation. The analysis was carried out using Power BI® visualizations, allowing the identification of temporal, geographic, operational, and technical patterns. The results indicate a higher incidence in specific flight phases, regions, and operation types, revealing trends that help in understanding the risks associated with small aircraft aviation. Through this analysis, the study contributes to strengthening the safety culture and risk management in Brazilian civil aviation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.subjectSegurança operacionalpt_BR
dc.subjectIncidentes aéreospt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectSIPAERpt_BR
dc.titleAnálise de incidentes no tráfego aéreo no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, André Luizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753797227214950pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, André Luizpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753797227214950pt_BR
dc.contributor.referee2Lôbo, Nágela Bitarpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9636995300084589pt_BR
dc.contributor.referee3Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoA segurança operacional da aviação civil brasileira é um tema de alta relevância diante do crescente número de voos e do aumento da complexidade das operações aéreas. Este trabalho tem como objetivo analisar dados de incidentes e incidentes graves envolvendo aeronaves monomotoras e bimotoras, ocorridos no Brasil entre os anos de 2020 e 2025. A pesquisa utiliza dados extraídos do Painel SIPAER, mantido pelo CENIPA e ANAC, sendo aplicados filtros para classificar e segmentar os dados. A análise foi realizada por meio de visualizações no Power BI®, permitindo identificar padrões temporais, geográficos, operacionais e técnicos. Os resultados apontam maior incidência em determinadas fases do voo, regiões específicas e tipos de operação, revelando tendências que auxiliam na compreensão dos riscos associados à aviação de pequeno porte. A partir dessas análises, busca-se contribuir com a cultura de segurança e com a gestão de riscos na aviação civil nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-2 Gustavo Machado.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador