Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho , Gustavo Machado da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-28T18:04:11Z | - |
dc.date.available | 2025-06-28T18:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9409 | - |
dc.description.abstract | The operational safety of Brazilian civil aviation is a highly relevant issue in light of the growing number of flights and the increasing complexity of aerial operations. This study aims to analyze data on incidents and serious incidents involving single-engine and twin-engine aircraft in Brazil from 2020 to 2025. The research uses data extracted from the SIPAER Panel, maintained by CENIPA and ANAC, with applied filters for data classification and segmentation. The analysis was carried out using Power BI® visualizations, allowing the identification of temporal, geographic, operational, and technical patterns. The results indicate a higher incidence in specific flight phases, regions, and operation types, revealing trends that help in understanding the risks associated with small aircraft aviation. Through this analysis, the study contributes to strengthening the safety culture and risk management in Brazilian civil aviation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aviação civil | pt_BR |
dc.subject | Segurança operacional | pt_BR |
dc.subject | Incidentes aéreos | pt_BR |
dc.subject | Análise de dados | pt_BR |
dc.subject | SIPAER | pt_BR |
dc.title | Análise de incidentes no tráfego aéreo no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, André Luiz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2753797227214950 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, André Luiz | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2753797227214950 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lôbo, Nágela Bitar | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9636995300084589 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bukzem, Salmen Chaquip | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2246112715422603 | pt_BR |
dc.description.resumo | A segurança operacional da aviação civil brasileira é um tema de alta relevância diante do crescente número de voos e do aumento da complexidade das operações aéreas. Este trabalho tem como objetivo analisar dados de incidentes e incidentes graves envolvendo aeronaves monomotoras e bimotoras, ocorridos no Brasil entre os anos de 2020 e 2025. A pesquisa utiliza dados extraídos do Painel SIPAER, mantido pelo CENIPA e ANAC, sendo aplicados filtros para classificar e segmentar os dados. A análise foi realizada por meio de visualizações no Power BI®, permitindo identificar padrões temporais, geográficos, operacionais e técnicos. Os resultados apontam maior incidência em determinadas fases do voo, regiões específicas e tipos de operação, revelando tendências que auxiliam na compreensão dos riscos associados à aviação de pequeno porte. A partir dessas análises, busca-se contribuir com a cultura de segurança e com a gestão de riscos na aviação civil nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia de Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC-2 Gustavo Machado.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador