PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Henrique Araujopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T19:52:39Z-
dc.date.available2025-06-27T19:52:39Z-
dc.date.issued2025-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9398-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the impacts of Artificial Intelligence (AI) on the academic life of Business Administration students at PUC Goiás. Two structured questionnaires were applied: one for students and another for professors. The research followed a quantitative and descriptive approach, with the participation of 141 students and 20 professors. Results show that most students frequently use AI tools such as ChatGPT, mainly for research, academic writing, and study organization. From the professors’ perspective, AI is seen as an ally in the teaching-learning process, despite some resistance and the need for training. It is concluded that the impacts of AI are mostly positive but require ethical, critical, and conscious use by both students and educational institutions. The study contributes to the reflection on the strategic integration of AI in higher education, especially in the context of Business Administration.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência Artificial, Ensino Superior, Administração, Tecnologia, Educação.pt_BR
dc.subjectArtificial Intelligence, Higher Education, Business Administration, Technology, Education.pt_BR
dc.titleImpactos da inteligência artificial na vida dos estudantes de administração da PUC GOIÁSpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of artificial intelligence on the lives of business administration students at puc goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Gisely Jorgept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746366420657316pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Wanessa Pazinipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0167913806632396pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Inteligência Artificial (IA) na vida acadêmica dos estudantes do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Para isso, foram aplicados dois questionários estruturados: um direcionado a alunos e outro a professores. A pesquisa, de abordagem quantitativa e descritiva, contou com a participação de 141 estudantes e 20 docentes. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes utiliza ferramentas de IA, como o ChatGPT, com frequência, principalmente para pesquisa, elaboração de trabalhos e organização dos estudos. Do ponto de vista docente, a IA é vista como uma aliada no processo de ensinoaprendizagem, embora ainda haja resistência e necessidade de capacitação. Conclui-se que os impactos da IA são majoritariamente positivos, mas exigem uso ético, crítico e consciente, tanto por parte dos alunos quanto das instituições. O estudo contribui para a reflexão sobre a integração estratégica da IA no ensino superior, especialmente no contexto da Administração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC final Henrique.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador