PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa Filho, Adriano Rosa dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T18:19:03Z-
dc.date.available2025-06-27T18:19:03Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9393-
dc.description.abstractAbstract: Auditory training in hearing aid users is a strategy that aims to enhance auditory skills, promoting better adaptation and understanding of sounds in everyday life. Studies show that this approach contributes to the reduction of hearing complaints, in addition to improving attention, auditory memory, and speech recognition, especially in noisy environments. Objective: To investigate the effects of auditory training on the auditory performance of adults and elderly hearing aid users. Methodology: This is a descriptive and qualitative literature review, focused on the analysis of articles published since 2020. Six studies that met the established criteria were selected, allowing an in-depth reflection on the topic. Of these, two used training with musical stimuli, two used phoneme-based training, one used monosyllabic speech stimuli (consonant-vowel-consonant), and another used a new auditory training program. Results: The studies point to improvements in sound perception, decreased auditory complaints, and better performance in tasks involving attention, auditory memory, and comprehension in challenging environments. Changes in cortical auditory potentials, improved speech recognition in noisy environments, and greater efficiency in responding to sound stimuli in activities of daily living were also identified. However, variations were observed in the protocols used, intervention time, and assessment instruments, factors that can directly influence the results and hinder comparability between studies. Conclusion: The studies indicate that auditory training, associated with the use of hearing aids, enhances rehabilitation, improves auditory skills, and facilitates the adaptation and communicative inclusion of users. However, there is a gap in the literature regarding the maintenance of gains from auditory training in the long term, an aspect that deserves to be explored in future studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaparelhos auditivospt_BR
dc.subjecttreinamento auditivopt_BR
dc.subjectreconhecimento de falapt_BR
dc.subjectreabilitação auditivapt_BR
dc.titleEFEITOS DO TREINAMENTO AUDITIVO EM ADULTOS E IDOSOS USUÁRIOS DE APARELHOS AUDITIVOS: REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Câmara, Cláudia Cruvinelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1281000521485942pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Allan Kardec Gomes dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388943649245662pt_BR
dc.contributor.referee2França, Ellia Christinne de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733965298939588pt_BR
dc.description.resumoResumo: O treinamento auditivo em usuários de aparelhos auditivos é uma estratégia que visa potencializar as habilidades auditivas, promovendo melhor adaptação e compreensão dos sons no cotidiano. Estudos demonstram que esta abordagem contribui para redução de queixas auditivas, além de melhorar a atenção, a memória auditiva e o reconhecimento da fala, especialmente em ambientes ruidosos. Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento auditivo no desempenho auditivo de adultos e idosos usuários de aparelhos auditivos. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura de caráter descritivo e qualitativo, centrada na análise de artigos publicados a partir de 2020. Foram selecionados seis estudos que atenderam aos critérios estabelecidos, permitindo uma reflexão aprofundada do tema, desses, dois utilizaram o treinamento com estímulo musical, dois empregaram o treinamento baseado em fonemas, um utilizou estímulos de fala monossílabos (consoante vogal consoante) e outro utilizou um programa novo de treinamento auditivo. Resultados: Os estudos apontam melhorias na percepção dos sons, na diminuição das queixas auditivas e melhor desempenho em tarefas que envolvem atenção, memória auditiva e compreensão em ambientes desafiadores. Foram identificadas ainda mudanças nos potenciais auditivos corticais, melhora do reconhecimento da fala em ambientes ruidosos e maior eficiência na resposta a estímulos sonoros em atividades de vida diária. No entanto, observou-se variações nos protocolos utilizados, tempo de intervenção e nos instrumentos de avaliação, fatores que podem influenciar diretamente os resultados e dificultar a comparabilidade entre os estudos. Conclusão: Os estudos indicam que o treinamento auditivo, associado ao uso de aparelhos auditivos, potencializa a reabilitação, aprimora habilidades auditivas e facilita a adaptação e inclusão comunicativa dos usuários. Porém, há uma lacuna na literatura quanto à manutenção dos ganhos do treinamento auditivo a longo prazo, aspecto que merece ser explorado em futuros estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.LattesLAYS CRISTINA ARRAIS DOS SANTOS - http://lattes.cnpq.br/5719949127512415pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LAYS TCC - Versão 24.06.2025.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador