Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pamplona , Dayana Stefany Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T12:41:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T12:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9367 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Circuit Sticker | pt_BR |
dc.title | CIRCUIT STICKER APLICADO AO ENSINO DE ARITMÉTICA PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Talles Marcelo Gonçalves de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3499-8932 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8890987376254125 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, José Olimpio | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4219212576554236 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valle, Pedro Araújo | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9667036627521736 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Garcia, Claudio Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4887211303200359 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda o uso de Circuit Sticker como recurso pedagógico aplicado ao ensino de noções básicas de aritmética para pessoas com Síndrome de Down. Considerando que esse público, em geral, apresenta maior facilidade com estímulos visuais, táteis e lúdicos, foram desenvolvidas atividades interativas utilizando botões, LED e reprodução de áudios, com o objetivo de favorecer o foco e o engajamento dos participantes nas tarefas propostas. As atividades foram elaboradas com foco no desenvolvimento de habilidades como reconhecimento de números, associação de valores, contagem e realização de somas simples, aplicadas de forma experimental e com desafios progressivos. A análise dos dados foi centrada nos níveis de atenção e engajamento dos participantes, obtidos por meio de registros observacionais e da análise automatizada via software EmoLab, que processa expressões faciais. Os resultados indicaram uma boa aceitação da proposta e manutenção de altos níveis de atenção e variações no engajamento, demonstrando o potencial do uso de Circuit Sticker como ferramenta de apoio no ensino de aritmética em contextos de educação inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia de Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA - DAYANA PAMPLONA - VERSÃO FINAL .pdf | 7,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador