PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPamplona , Dayana Stefany Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T12:41:42Z-
dc.date.available2025-06-27T12:41:42Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9367-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectCircuit Stickerpt_BR
dc.titleCIRCUIT STICKER APLICADO AO ENSINO DE ARITMÉTICA PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Talles Marcelo Gonçalves de Andradept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3499-8932pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890987376254125pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, José Olimpiopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219212576554236pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Pedro Araújopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667036627521736pt_BR
dc.contributor.referee3Garcia, Claudio Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887211303200359pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o uso de Circuit Sticker como recurso pedagógico aplicado ao ensino de noções básicas de aritmética para pessoas com Síndrome de Down. Considerando que esse público, em geral, apresenta maior facilidade com estímulos visuais, táteis e lúdicos, foram desenvolvidas atividades interativas utilizando botões, LED e reprodução de áudios, com o objetivo de favorecer o foco e o engajamento dos participantes nas tarefas propostas. As atividades foram elaboradas com foco no desenvolvimento de habilidades como reconhecimento de números, associação de valores, contagem e realização de somas simples, aplicadas de forma experimental e com desafios progressivos. A análise dos dados foi centrada nos níveis de atenção e engajamento dos participantes, obtidos por meio de registros observacionais e da análise automatizada via software EmoLab, que processa expressões faciais. Os resultados indicaram uma boa aceitação da proposta e manutenção de altos níveis de atenção e variações no engajamento, demonstrando o potencial do uso de Circuit Sticker como ferramenta de apoio no ensino de aritmética em contextos de educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DAYANA PAMPLONA - VERSÃO FINAL .pdf7,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador