PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Taynara Gomespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T12:11:45Z-
dc.date.available2025-06-27T12:11:45Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9361-
dc.description.abstractIn the context of an increasingly competitive private education market, quality in service to families is a fundamental strategic element for the loyalty and sustainability of institutions. This study investigated how quality management in service influences family satisfaction and loyalty at Colégio XYZ. The general objective was to analyze this management, identifying its impacts on customer satisfaction and retention. Specific objectives include identifying service practices, understanding perceptions of quality, evaluating measurement models, and proposing improvements. The research is justified by the growing need to differentiate and strengthen relationships between schools and families in the contemporary educational context. The methodology adopted was qualitative, with triangulation of methods and an inductive approach, through a descriptive and exploratory case study conducted at Colégio XYZ, in Senador Canedo/GO. Data collection techniques involved the application of questionnaires to parents and teachers, in addition to the analysis of the communication channels used by the institution. Data analysis was performed using the content analysis technique, totaling 235 responses. The results indicate that quality management in service has a direct influence on family satisfaction and loyalty, highlighting the importance of transparent communication and the use of strategies adapted to the school's reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento ao cliente; gestão da qualidade; escolas privadas; fidelização de famílias; comunicação escolar.pt_BR
dc.subjectCustomer service; quality management; private schools; family loyalty; school communication.pt_BR
dc.titleGestão da qualidade no atendimento às famílias em escolas privadas: um estudo de caso no colégio XYZpt_BR
dc.title.alternativeQuality management in family services in private schools: a case study at XYZ schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Gisely Jorgept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746366420657316pt_BR
dc.contributor.referee1Abrantes, Lucia Aparecida de Moraespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549534265053104pt_BR
dc.contributor.referee2Evangelista, Maria Aparecida Vazpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.description.resumoNo contexto de um mercado educacional privado cada vez mais competitivo, a qualidade no atendimento às famílias configura-se como um elemento estratégico fundamental para a fidelização e sustentabilidade das instituições. Este estudo investigou como a gestão da qualidade no atendimento influencia a satisfação e a fidelização das famílias no Colégio XYZ. Como objetivo geral, buscou-se analisar essa gestão, identificando seus impactos na satisfação e retenção dos clientes. Entre os objetivos específicos, destacam-se identificar práticas de atendimento, compreender a percepção de qualidade, avaliar modelos de medição e propor melhorias. Justifica-se a pesquisa pela crescente necessidade de diferenciação e fortalecimento das relações entre escola e família no contexto educacional contemporâneo. A metodologia adotada foi qualitativa, com triangulação de métodos e abordagem indutiva, por meio de estudo de caso descritivo e exploratório realizado no Colégio XYZ, em Senador Canedo/GO. As técnicas de coleta de dados envolveram a aplicação de questionários a pais e professores, além da análise dos canais de comunicação utilizados pela instituição. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, totalizando 235 respostas. Os resultados indicam que a gestão da qualidade no atendimento exerce influência direta na satisfação e fidelização das famílias, destacando a importância da comunicação transparente e do uso de estratégias adaptadas à realidade da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC- Taynara Gomes Abreu FINAL.pdf692,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador