Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9324
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CAMINHOS DA INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE MÉTODOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM AUTISMO |
Título(s) alternativo(s): | REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE MÉTODOS DE ENSINO PARA ALUNOS COM AUTISMO |
Autor(es): | Calassa, Thamara Oliveira |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Flávia Melo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lins, Ana Maria da Silva Curado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, José Wellington Gomes da Silva |
Resumo: | Diante do crescente número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridos em classes regulares, torna-se essencial que os professores utilizem práticas pedagógicas adaptadas que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e social desses alunos. Este estudo teve como objetivo identificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, os principais métodos de ensino aplicados a estudantes com TEA. Foram selecionados cinco artigos científicos, publicados entre 2018 e 2024, localizados nas bases Scopus e Google Acadêmico. O estudo destaca métodos como a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), os métodos de elaboração conjunta, a adaptação curricular individualizada, a diversidade pedagógica e o uso de recursos visuais e tecnológicos, os quais se mostraram eficazes para promover a inclusão e o desenvolvimento dos estudantes com TEA. A análise também revelou a importância da formação continuada de professores e da construção de rotinas estruturadas. De modo geral, os estudos indicam que o ensino de alunos com TEA exige abordagens integradas, adaptadas e colaborativas, que combinem diferentes estratégias para atender às necessidades individuais dos estudantes, garantindo não apenas sua aprendizagem, mas também sua participação e bem-estar na escola. |
Abstract: | Given the growing number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in regular classes, it is essential that teachers use adapted pedagogical practices that favor the academic and social development of these students. This study aimed to identify, through an integrative literature review, the main teaching methods applied to students with ASD. Five scientific articles, published between 2018 and 2024, located in the Scopus and Google Scholar databases were selected. The study highlights methods such as Augmented and Alternative Communication (AAC), joint development methods, individualized curricular adaptation, pedagogical diversity, and the use of visual and technological resources, which have proven effective in promoting the inclusion and development of students with ASD. The analysis also revealed the importance of continuing teacher training and the construction of structured routines. In general, studies indicate that teaching students with ASD requires integrated, adapted and collaborative approaches that combine different strategies to meet the individual needs of students, ensuring not only their learning, but also their participation and well-being at school. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista inclusão escolar métodos de ensino práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9324 |
Data do documento: | 17-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC FINAL - Thamara Calassa 23-06.pdf Restricted Access | 239,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador