Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Milena Dourado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T13:14:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T13:14:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9323 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the importance of fairy tales in the emotional, social, and psychological development of individuals, with a special focus on childhood. Using an interdisciplinary approach that combines literature, psychology, and education, the research analyzes how these timeless narratives help in facing internal conflicts, understanding ethical dilemmas, and stimulating imagination. The study examines classic tales such as Snow White, exploring their archetypes, narrative structure, and symbolism based on the theories of Bruno Bettelheim, Carl Jung, Vladimir Propp, and Clarissa Pinkola Estes. The results show that fairy tales act as powerful psychological tools, providing a symbolic space for children to process complex emotions and indirectly deal with their fears. The conclusion emphasizes that these narratives serve as symbolic guides for self-discovery, offering models to overcome challenges and promote personal growth. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Arquétipos | pt_BR |
dc.subject | Fairy tales | pt_BR |
dc.subject | Archetypes | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.title | CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DOS ARQUÉTIPOS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | pt_BR |
dc.title.alternative | Fairy tales: an analisys of archetypes and their effects on child development | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amorim, Helen Suely Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0783115844123726 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Isaac, Rosane Maria | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2309279494601181 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, investiga-se a importância dos contos de fadas no desenvolvimento emocional, social e psicológico dos indivíduos, com ênfase especial na infância. A partir de uma abordagem interdisciplinar que articula literatura, psicologia e educação, analisa-se como essas narrativas atemporais auxiliam no enfrentamento de conflitos internos, na compreensão de dilemas éticos e no estímulo à imaginação. O estudo concentra-se na análise de contos clássicos como Branca de Neve, examinando seus arquétipos, estrutura narrativa e simbolismos à luz das teorias de Bruno Bettelheim, Carl Gustav Jung, Vladimir Propp e Clarissa Pinkola Estés. A pesquisa busca demonstrar que os contos de fadas operam como ferramentas psicológicas poderosas, oferecendo um espaço simbólico em que crianças podem processar emoções complexas e elaborar seus medos de forma indireta. Assim, intenciona comprovar que essas narrativas constituem verdadeiros mapas simbólicos para a jornada de autoconhecimento, oferecendo modelos para lidar com desafios e promover o crescimento pessoal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4518615600537614 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MILENA TCC final corrigido RAG.pdf | 631,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador