PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Milena Douradopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T13:14:42Z-
dc.date.available2025-06-26T13:14:42Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9323-
dc.description.abstractThis study investigates the importance of fairy tales in the emotional, social, and psychological development of individuals, with a special focus on childhood. Using an interdisciplinary approach that combines literature, psychology, and education, the research analyzes how these timeless narratives help in facing internal conflicts, understanding ethical dilemmas, and stimulating imagination. The study examines classic tales such as Snow White, exploring their archetypes, narrative structure, and symbolism based on the theories of Bruno Bettelheim, Carl Jung, Vladimir Propp, and Clarissa Pinkola Estes. The results show that fairy tales act as powerful psychological tools, providing a symbolic space for children to process complex emotions and indirectly deal with their fears. The conclusion emphasizes that these narratives serve as symbolic guides for self-discovery, offering models to overcome challenges and promote personal growth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectArquétipospt_BR
dc.subjectFairy talespt_BR
dc.subjectArchetypespt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleCONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DOS ARQUÉTIPOS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeFairy tales: an analisys of archetypes and their effects on child development-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Helen Suely Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783115844123726pt_BR
dc.contributor.referee1Isaac, Rosane Mariapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309279494601181pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investiga-se a importância dos contos de fadas no desenvolvimento emocional, social e psicológico dos indivíduos, com ênfase especial na infância. A partir de uma abordagem interdisciplinar que articula literatura, psicologia e educação, analisa-se como essas narrativas atemporais auxiliam no enfrentamento de conflitos internos, na compreensão de dilemas éticos e no estímulo à imaginação. O estudo concentra-se na análise de contos clássicos como Branca de Neve, examinando seus arquétipos, estrutura narrativa e simbolismos à luz das teorias de Bruno Bettelheim, Carl Gustav Jung, Vladimir Propp e Clarissa Pinkola Estés. A pesquisa busca demonstrar que os contos de fadas operam como ferramentas psicológicas poderosas, oferecendo um espaço simbólico em que crianças podem processar emoções complexas e elaborar seus medos de forma indireta. Assim, intenciona comprovar que essas narrativas constituem verdadeiros mapas simbólicos para a jornada de autoconhecimento, oferecendo modelos para lidar com desafios e promover o crescimento pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518615600537614pt_BR
dc.degree.graduationLetraspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MILENA TCC final corrigido RAG.pdf631,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador