PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFidelis , José Gabriel Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T12:27:05Z-
dc.date.available2025-06-26T12:27:05Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9322-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVTOL (Vertical Take-Off and Landing)pt_BR
dc.subjectUAM (Mobilidade Aérea Urbanapt_BR
dc.subjectAAM (Mobilidade Aérea Avançadapt_BR
dc.subjectSustentação por Potência; ANAC (Agência Nacional de Aviação Civilpt_BR
dc.subjectV-22; Vertiporto; Certificaçãopt_BR
dc.subjectFAA (Federal Aviation Administrationpt_BR
dc.titleSUSTENTAÇÃO POR POTÊNCIA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A MOBILIDADE URBANApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.contributor.referee1Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoEste estudo avaliou o estado da arte referente ao desenvolvimento da tecnologia das aeronaves de sustentação por potência, assim como a sua relação com a Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Por meio do referencial teórico foi mostrado uma breve história da aviação e o histórico de desenvolvimento dos VTOLs (aeronaves que decolam e pousam verticalmente), assim como foram apresentados os conceitos necessários para o entendimento da totalidade da pesquisa e o cenário da aviação civil brasileira e do táxi aéreo no Brasil. Em seguida, apresenta-se os resultados, os quais: explicam como funciona o voo dessas aeronaves; exemplificam os modelos que estão em processo de certificação; expõem os desafios e os impactos positivos potenciais decorrentes do uso das aeronaves de sustentação por potência. Diante disso, conclui-se que há esforços significativos sendo feitos por todas as esferas (industrial, governamental e societal) para que a tecnologia dos VTOLs seja inserida no contexto urbano da maneira eficiente e segura, o que viabilizará o transporte de pessoas e cargas rapidamente entre pontos diferentes das cidades e atenderá emergências em lugares de difícil, assim trazendo benefícios para a sociedade, para a aviação civil, para o mercado aéreo e para o desenvolvimento da infraestrutura urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC José Gabriel Fidelis.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador