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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fidelis , José Gabriel Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T12:27:05Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T12:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9322 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | VTOL (Vertical Take-Off and Landing) | pt_BR |
dc.subject | UAM (Mobilidade Aérea Urbana | pt_BR |
dc.subject | AAM (Mobilidade Aérea Avançada | pt_BR |
dc.subject | Sustentação por Potência; ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil | pt_BR |
dc.subject | V-22; Vertiporto; Certificação | pt_BR |
dc.subject | FAA (Federal Aviation Administration | pt_BR |
dc.title | SUSTENTAÇÃO POR POTÊNCIA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A MOBILIDADE URBANA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Andréluiz da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8246334867428520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bukzem, Salmen Chaquip | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2246112715422603 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Xavier, William de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0690284518751631 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo avaliou o estado da arte referente ao desenvolvimento da tecnologia das aeronaves de sustentação por potência, assim como a sua relação com a Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Por meio do referencial teórico foi mostrado uma breve história da aviação e o histórico de desenvolvimento dos VTOLs (aeronaves que decolam e pousam verticalmente), assim como foram apresentados os conceitos necessários para o entendimento da totalidade da pesquisa e o cenário da aviação civil brasileira e do táxi aéreo no Brasil. Em seguida, apresenta-se os resultados, os quais: explicam como funciona o voo dessas aeronaves; exemplificam os modelos que estão em processo de certificação; expõem os desafios e os impactos positivos potenciais decorrentes do uso das aeronaves de sustentação por potência. Diante disso, conclui-se que há esforços significativos sendo feitos por todas as esferas (industrial, governamental e societal) para que a tecnologia dos VTOLs seja inserida no contexto urbano da maneira eficiente e segura, o que viabilizará o transporte de pessoas e cargas rapidamente entre pontos diferentes das cidades e atenderá emergências em lugares de difícil, assim trazendo benefícios para a sociedade, para a aviação civil, para o mercado aéreo e para o desenvolvimento da infraestrutura urbana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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