PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorRavana da Silva Lobo http://lattes.cnpq.br/2748146135793978pt_BR
dc.creatorCastro , Álvaro Sampaio Carrilho dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T01:36:24Z-
dc.date.available2025-06-26T01:36:24Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9316-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecticonografiapt_BR
dc.subjectteatro do oprimidopt_BR
dc.subjectdesign graficopt_BR
dc.titleTEATRO DO OPRIMIDO: A ICONOGRAFIA NO TEATRO COMO MANIFESTO VISUAL DE RESISTÊNCIA, VISIBILIDADE E INCLUSÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Genilda da Silva Alexandriapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4690-0269pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Nancy de Melo Batistapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3455277908817239pt_BR
dc.contributor.referee2.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre a iconografia como ferramenta de representação e visibilidade para a arte teatral, mais especificamente para o método conhecido como Teatro do Oprimido criado por Augusto Boal, a partir da articulação entre o teatro, o design gráfico e as artes visuais. Com base em pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo investiga como símbolos e imagens podem expressar vivências dissidentes e promover inclusão, partindo da análise do Teatro do Oprimido, de manifestações cênicas e da história da iconografia no design. A metodologia adotada combina levantamento bibliográfico, análise visual e processo projetual, culminando na criação de um sistema iconográfico representado em um mural dividido em três atos: inocência, opressão e transformação. O projeto reafirma o potencial do design como linguagem crítica e a arte como território de memória, expressão e transformação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Teatro do Oprimido e Iconografia - Álvaro Sampaio.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador