Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Ravana da Silva Lobo http://lattes.cnpq.br/2748146135793978 | pt_BR |
dc.creator | Castro , Álvaro Sampaio Carrilho de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T01:36:24Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T01:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9316 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | iconografia | pt_BR |
dc.subject | teatro do oprimido | pt_BR |
dc.subject | design grafico | pt_BR |
dc.title | TEATRO DO OPRIMIDO: A ICONOGRAFIA NO TEATRO COMO MANIFESTO VISUAL DE RESISTÊNCIA, VISIBILIDADE E INCLUSÃO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Genilda da Silva Alexandria | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4690-0269 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4897616288952373 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Nancy de Melo Batista | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3455277908817239 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | .Não consta na lista (Orientadores e membros) | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | .Não consta na lista (Lattes) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a iconografia como ferramenta de representação e visibilidade para a arte teatral, mais especificamente para o método conhecido como Teatro do Oprimido criado por Augusto Boal, a partir da articulação entre o teatro, o design gráfico e as artes visuais. Com base em pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo investiga como símbolos e imagens podem expressar vivências dissidentes e promover inclusão, partindo da análise do Teatro do Oprimido, de manifestações cênicas e da história da iconografia no design. A metodologia adotada combina levantamento bibliográfico, análise visual e processo projetual, culminando na criação de um sistema iconográfico representado em um mural dividido em três atos: inocência, opressão e transformação. O projeto reafirma o potencial do design como linguagem crítica e a arte como território de memória, expressão e transformação social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - Teatro do Oprimido e Iconografia - Álvaro Sampaio.pdf | 10 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador