PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
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dc.contributorIgor Gerolineto Alves; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8034276753493137; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1472-5198pt_BR
dc.creatorSantos, Jordanna Maria da Serrapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T00:11:13Z-
dc.date.available2025-06-26T00:11:13Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9312-
dc.description.abstractThe expansion of the Brazilian road network has caused significant impacts on biodiversity, with wildlife roadkill being one of the main causes of mortality among wild animals. The analysis of records collected during the 30th edition of the Caminhada Ecológica Project (an environmental awareness event held annually in Goiás, Brazil), conducted between the municipalities of Trindade and Aruanã, in the state of Goiás, enabled the quantification and characterization of roadkill occurrences along approximately 320 km of highways. The methodology was based on direct observation of carcasses, photographic documentation, and collection of information regarding location, time, taxonomic identification, and surrounding landscape. A total of 183 roadkill cases were recorded, involving 61 species, with mammals being the most affected group, followed by birds and reptiles. The species Cerdocyon thous and Myrmecophaga tridactyla were among the most impacted. Although no statistically significant differences were found between the road sections analyzed, spatial patterns suggest a higher incidence of roadkill in less urbanized areas with greater habitat connectivity. The study also identified endangered species, such as the giant anteater and the giant armadillo, highlighting the urgent need for mitigation measures. These results reinforce the importance of regional studies to support the development of public policies aimed at wildlife conservation. The implementation of wildlife crossings, guiding fences, and appropriate signage, along with continuous monitoring, is essential to reduce the negative effects of roads on wildlife.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImpactopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectAnimaispt_BR
dc.titleRegistros de atropelamentos de fauna silvestre durante a 30a edição do Projeto Caminhada Ecológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Wilian Vazpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6235-5331pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563132489734932pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Darlan Tavarespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500272349902475pt_BR
dc.contributor.referee2.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.description.resumoA crescente expansão da malha rodoviária brasileira tem gerado impactos significativos sobre a biodiversidade, sendo os atropelamentos de fauna uma das principais causas de mortalidade de animais silvestres. A análise dos registros realizados durante a 30ª edição do Projeto Caminhada Ecológica, entre os municípios de Trindade e Aruanã, no estado de Goiás, permitiu quantificar e caracterizar as ocorrências ao longo de aproximadamente 320 km de rodovias. A metodologia adotada baseou-se na observação direta de carcaças, com registros fotográficos e coleta de informações sobre localização, horário, identificação taxonômica e paisagem do entorno. Foram contabilizados 183 indivíduos atropelados, pertencentes a 61 espécies, com predominância de mamíferos, seguidos por aves e répteis. As espécies Cerdocyon thous e Myrmecophaga tridactyla destacaram-se entre as mais impactadas. Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente significativas entre os trechos analisados, padrões espaciais sugerem maior incidência de atropelamentos em áreas menos urbanizadas e com maior conectividade de habitat. O estudo também identificou espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra, ressaltando a urgência de medidas mitigadoras. Esses resultados reforçam a importância de estudos regionais para subsidiar a implementação de políticas públicas voltadas à conservação da fauna silvestre. Medidas como a instalação de passagens de fauna, cercas direcionadoras e sinalização adequada, quando associadas ao monitoramento contínuo, revelam-se fundamentais para a mitigação dos impactos das rodovias sobre os animais silvestres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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