PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9289
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APLICAÇÃO CLÍNICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO ESTRESSE PARENTAL EM MÃES ATÍPICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): Cardoso, Alanny Oliveira Pinto
Pinto, Gracielle Dourado Gonçalves
Primeiro Orientador: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
metadata.dc.contributor.referee1: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
Resumo: Este estudo propôs investigar a aplicação clínica da Terapia Cognitivo-Comportamental na avaliação e/ou intervenção do estresse parental em mães atípicas. O objetivo consistiu em identificar, na produção científica nacional, estudos da Terapia Cognitivo-Comportamental sobre estresse parental de mães atípicas. Trata-se de um estudo de revisão integrativa compreendido por cinco etapas: (1) elaboração da pergunta norteadora (2) busca da literatura, (3) coleta de dados, (4) análise crítica do conteúdo e (5) discussão dos resultados. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca por meio do acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e mediante seleção manualizada. Foram incluídos nove artigos na revisão. Os principais achados revelam altos níveis de estresse vivenciados por mães de crianças com desenvolvimento atípico e a necessidade de intervenções terapêuticas, redes de apoio familiar e políticas públicas que garantam suporte psicológico contínuo para essas mães e cuidadores. Também apontam uma escassez de pesquisas clínicas nessa temática na produção brasileira.
Abstract: This study set out to investigate the clinical application of Cognitive-Behavioral Therapy in the assessment and/or intervention of parental stress in atypical mothers. The objective was to identify, in national scientific production, studies of Cognitive-Behavioral Therapy on parental stress in atypical mothers. This is an integrative review study comprising five stages: (1) elaboration of the guiding question, (2) literature search, (3) data collection, (4) critical analysis of the content and (5) discussion of the results. To survey the articles in the literature, a search was carried out through access to the CAPES Journal Portal and through manual selection. Nine articles were included in the review. The main findings reveal the high levels of stress experienced by mothers of children with atypical development and the need for therapeutic interventions, family support networks and public policies to ensure ongoing psychological support for these mothers and caregivers. They also point to a lack of clinical research on this subject in Brazil.
Palavras-chave: Terapia Cognitivo-Comportamental; estresse parental; maternidade atípica; cuidado familiar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9289
Data do documento: 13-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_II_ALANNY E GRACIELLE.pdf333,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador