Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viana , Maria Rita | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T13:46:06Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T13:46:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9260 | - |
dc.description.abstract | This thesis titled The School Library as a Bridge to the Democratization of Reading in the Brazilian Context addresses the structural and cultural challenges related to reading in Brazil. Starting from the observation that the country has low reading rates and inequalities in access to books, the study identifies factors such as the poor condition of public libraries, the lack of effective public policies, disinterest in reading, and exhausting routines. The research proposes exploring the role of schools and libraries as essential agents in promoting critical and civic reading. The theoretical framework addresses the history of reading in Brazil, marked by social exclusions, and highlights the evolution of public policies, such as the National Reading and Writing Policy (Law 13.696/2018), which aims to democratize access to books. The project also emphasizes the importance of school libraries and playful activities to spark interest in reading, especially among young children in the literacy phase. Methodologically, this is a bibliographical and qualitative research, with an analysis of theoretical texts, laws, and data on reading in Brazil. Key objectives include understanding the barriers to reading in the country, evaluating existing public policies, and proposing strategies to strengthen the reading habit, with an emphasis on the school environment. The work contributes to a broader debate about the right to read and the development of a fairer and more informed society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PONTE PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA NO CONTEXTO BRASILEIRO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vitoy, Vitor Fernando Perilo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8418-2846 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8322017963486142 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Conceição, Luciano Martins da | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3130-8246 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3958477764414968 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia intitulada A Biblioteca Escolar como Ponte para a Democratização da Leitura no Contexto Brasileiro, aborda os desafios estruturais e culturais relacionados à leitura no Brasil. Partindo da constatação de que o país apresenta baixos índices de leitura e desigualdades no acesso a livros, o estudo identifica fatores como a precariedade de bibliotecas públicas, a falta de políticas públicas eficazes, desinteresse pela leitura e rotinas extenuantes. A pesquisa propõe explorar o papel das escolas e bibliotecas como agentes essenciais na promoção da leitura crítica e cidadã. A fundamentação teórica aborda a história da leitura no Brasil, marcada por exclusões sociais, e destaca a evolução das políticas públicas, como a Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei 13.696/2018), que busca democratizar o acesso ao livro. O projeto também enfatiza a importância das bibliotecas escolares e atividades lúdicas para despertar o interesse pela leitura, principalmente entre jovens em fase de alfabetização. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com análise de textos teóricos, leis e dados sobre leitura no Brasil. Entre os objetivos, destacam-se: compreender os entraves à leitura no país, avaliar políticas públicas existentes e propor estratégias para fortalecer o hábito de ler, com ênfase no ambiente escolar. O trabalho contribui para um debate mais amplo sobre o direito à leitura e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e informada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Letras Mª Rita - finalizado total.pdf | 825,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador