PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana , Maria Ritapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T13:46:06Z-
dc.date.available2025-06-25T13:46:06Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9260-
dc.description.abstractThis thesis titled The School Library as a Bridge to the Democratization of Reading in the Brazilian Context addresses the structural and cultural challenges related to reading in Brazil. Starting from the observation that the country has low reading rates and inequalities in access to books, the study identifies factors such as the poor condition of public libraries, the lack of effective public policies, disinterest in reading, and exhausting routines. The research proposes exploring the role of schools and libraries as essential agents in promoting critical and civic reading. The theoretical framework addresses the history of reading in Brazil, marked by social exclusions, and highlights the evolution of public policies, such as the National Reading and Writing Policy (Law 13.696/2018), which aims to democratize access to books. The project also emphasizes the importance of school libraries and playful activities to spark interest in reading, especially among young children in the literacy phase. Methodologically, this is a bibliographical and qualitative research, with an analysis of theoretical texts, laws, and data on reading in Brazil. Key objectives include understanding the barriers to reading in the country, evaluating existing public policies, and proposing strategies to strengthen the reading habit, with an emphasis on the school environment. The work contributes to a broader debate about the right to read and the development of a fairer and more informed society.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PONTE PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA NO CONTEXTO BRASILEIROpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vitoy, Vitor Fernando Perilopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8418-2846pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8322017963486142pt_BR
dc.contributor.referee1Conceição, Luciano Martins dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3130-8246pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958477764414968pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia intitulada A Biblioteca Escolar como Ponte para a Democratização da Leitura no Contexto Brasileiro, aborda os desafios estruturais e culturais relacionados à leitura no Brasil. Partindo da constatação de que o país apresenta baixos índices de leitura e desigualdades no acesso a livros, o estudo identifica fatores como a precariedade de bibliotecas públicas, a falta de políticas públicas eficazes, desinteresse pela leitura e rotinas extenuantes. A pesquisa propõe explorar o papel das escolas e bibliotecas como agentes essenciais na promoção da leitura crítica e cidadã. A fundamentação teórica aborda a história da leitura no Brasil, marcada por exclusões sociais, e destaca a evolução das políticas públicas, como a Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei 13.696/2018), que busca democratizar o acesso ao livro. O projeto também enfatiza a importância das bibliotecas escolares e atividades lúdicas para despertar o interesse pela leitura, principalmente entre jovens em fase de alfabetização. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com análise de textos teóricos, leis e dados sobre leitura no Brasil. Entre os objetivos, destacam-se: compreender os entraves à leitura no país, avaliar políticas públicas existentes e propor estratégias para fortalecer o hábito de ler, com ênfase no ambiente escolar. O trabalho contribui para um debate mais amplo sobre o direito à leitura e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e informada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.degree.graduationLetraspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Letras Mª Rita - finalizado total.pdf825,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador