PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Isadora Queiroz Vaz dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T22:10:45Z-
dc.date.available2025-06-23T22:10:45Z-
dc.date.issued2025-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9208-
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate the evolution of fashion and the textile industry, focusing on China and Italy, observing through bibliographies and quantitative data how the two countries mentioned have developed in this industry and how they currently stand on the world stage. Fashion as a form of political expression will also be addressed in this paper, focusing on how social networks, in addition to serving as a means of promoting products, also act as an instrument of support for fashion in political causes. In addition, the symbiotic relationship, albeit veiled, between Chinese and Italians in the context of fashion will be addressed. These two textile hubs present more convergences than divergences, which highlights the possibility of a coexistence between luxury and so-called “trash”, when driven by the dynamics of the global capitalist market. This is a qualitative and exploratory research, which starts from the concepts of fashion, politics and relationships to make a case study of two cases, the roles of China and Italy in the global fashion market. It is concluded that, despite the differences in approach and production capacity, the Italian artisanal tradition, combined with the productive efficiency and mass demand of the Chinese industry, can result in a collaboration capable of adding even more value to the global fashion scene than they would acting alone.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmodapt_BR
dc.subjectindústria têxtilpt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectItáliapt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.subjectcapitalismopt_BR
dc.title“Made in Italy” e “Made in China”: estudo de caso de dois grandes produtores mundiais de moda no cenário capitalista globalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alarcon, Danillopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8541-4322pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673401164447604pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Leandro Bernardespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758836572528846pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Lucianapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6064798704498192pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda as formas de produção de moda na China e na Itália, destacando a moda transnacional como meio de expressão política inserido no contexto capitalista. Tem como objetivo avaliar a evolução da moda e da indústria têxtil, focalizando na China e na Itália, observando por meio de bibliografias e dados quantitativos como os dois países citados se desenvolveram nesta indústria e como estão atualmente no cenário mundial. A moda como forma de expressão política também será abordada neste trabalho, focalizando em como as redes sociais, além de servirem como meio de divulgação de produtos, também atuam como instrumento de apoio à moda em causas políticas. Além disso, será abordada a relação simbiótica, ainda que velada, entre chineses e italianos no contexto da moda. Estes dois polos têxteis apresentam mais convergências do que divergências, o que evidencia a possibilidade de uma convivência entre o luxo e o chamado “lixo”, quando impulsionados pelas dinâmicas do mercado capitalista global. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória, que parte dos conceitos de moda, política e relações para fazer um estudo de dois casos, da China e da Itália, no mercado de moda mundial. Conclui-se que, apesar das diferenças de abordagem e capacidade produtiva, a tradição artesanal italiana, aliada à eficiência produtiva e à demanda em massa da indústria chinesa, pode resultar em uma colaboração capaz de agregar ainda mais valor ao cenário da moda mundial do que atuariam isoladamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALpt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2025.1 - Isadora Queiroz - Made in Italy e Made in China.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador