PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/919
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Requalificação do CLA e MAG no Bosque dos Buritis
Autor(es): Carneiro, Thatiana
Primeiro Orientador: Souza, Maria Ester de
metadata.dc.contributor.referee1: Gebrim, Marcus Sales
metadata.dc.contributor.referee2: Pastore, Isabel Barêa
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Cláudia Gomes de
Resumo: Este trabalho é fruto do desenvolvimento do projeto a ser apresentado na disciplina de TCC2, da escola de arquitetura da Puc Goiás, sob orientação da professora Maria Ester. O tema do projeto é Requalificação do Centro Livre de Artes e Museu de Artes de Goiânia no Bosque dos Buritis, tratando-se de uma intervenção de preexistência que foi desenvolvido para ser implantado na cidade de Goiânia, no atual edifício da Assembleia Legislativa de Goiás. O projeto se justifica principalmente pela incompatibilidade das edificações existentes com as atividades propostas para acontecerem no local, tendo problemas tanto na sua estrutura física, quanto no atendimento da demanda das crescentes atividades culturais desenvolvidas em Goiânia. Além disso, foi aproveitado o gancho da mudança da ALEGO para sua sede definitiva que está sendo construída atualmente no Park Lozandes. A edificação projetada possui área total de 7.137,52 m² em terreno de 13.546,00 m² no Setor Oeste, mais precisamente no Bosque dos Buritis. O perfil dos usuários são pessoas de todas as faixas etárias, porém com foco para jovens e adultos. Possui a capacidade de 3.000 alunos matriculados para o CLA e 4.000 visitantes para o MAG por mês. A apresentação do trabalho compreende desenhos feitos em computação gráfica contendo plantas, elevações, cortes, maquete eletrônica, desenhos de detalhamento e memorial explicativo do projeto. O projeto apresenta soluções para edifício com a intenção de preservar ao máximo sua forma original, trazendo soluções acústicas e estéticas para os devidos usos, e sua a forma seguiu da ideia do resultado do partido após a retirada de dois anexos existentes no edifício, que proporcionarão maior integração com o Bosque dos Buritis, resultando em um edifício de dois pavimentos. O projeto paisagístico também é apresentado com arranjos e composição de espécies vegetais de médio e grande porte, a maioria já existentes, além de arbustos e forração delimitando as áreas livres na implantação do edifício. O edifício está implantado em terreno que possui apenas 1 metro de caimento e é bastante arejado devido aos lagos e vegetação no seu entorno e à implantação em relação ao nascer e pôr do sol. Para as edificações atuais do CLA e do MAG situadas no Bosque dos Buritis, são propostas novas atividades e programas, com aulas de Floricultura e Paisagismo, um Orquidário, Estufa Completa e Associações de apoio ao Bosque.
Palavras-chave: Intervenção preexistente
Cultura
Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/919
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial de Projeto - Thatiana Cruvinel - A04.pdf14,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador