PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, João Vitor Alves-
dc.date.accessioned2020-12-16T12:40:28Z-
dc.date.available2020-12-16T12:40:28Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/918-
dc.description.abstractFinancial Mathematics is very present in our daily lives, whether it is when we make a purchase from a supermarket or electronics, or even in simpler situations such as the disc ount we receive when making a purchase with cash payment. These examples of financial applications are moved under the effect of interest and seeking to contribute to the improvement in the teaching and learning of Financial Mathematics, an activity was de veloped that contributed to an involvement around a contextualization with the student's reality, using as a methodological tool the Problem solving. The pedagogical project was developed in a Private School in Trindade, applied in a classroom with 7th gra de students, with the aim of analyzing students' knowledge of the basic concepts of Financial Mathematics and how it is related and affects our economy. To achieve this goal, current examples related to our daily life were proposed and I asked questions su ch as, for example, a car is being sold at 8% discount and its value is R $ 11,000.00. What is the price of the car after the discount? At the end of the work, the proposed methodology was considered of extreme importance, as there was a great interest on the part of the students in developing and solving the proposed activities, as they are relevant to their daily lives and which contributed to the formation of citizenship and better teacher / student interaction.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectUso no cotidiano-
dc.subjectPorcentagem-
dc.subjectLucros-
dc.subjectJuros-
dc.titlePossíveis contribuições de conteúdos de matemática financeira, no cotidiano dos estudantes, para sua formação cidadã: um estudo numa escola de educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2820-8378pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Vanda Domingos-
dc.contributor.referee3Costa, Rayner Ferreira Barbosa da-
dc.description.resumoA Matemática Financeira encontra se muito presente em nosso cotidiano, quer seja quando efetuamos uma compra de supermercado ou eletrônicos, ou até mesmo, em situações mais simples como o desconto que recebemos ao fazermos uma c ompra com pagamento à vista. Estes exemplos de aplicações financeiras são movimentados sob o efeito de juros e buscando contribuir para melhoria no ensino e aprendizagem de Matemática Financeira, foi desenvolvido uma atividade que contribuiu para um envolv imento em torno de uma contextualização com a realidade do aluno, empregando como ferramenta metodológica a Resolução de Problemas. Foi desenvolvido o projeto em um colégio de educação básica em Trindade, aplicado em uma sala de aula com alunos de 7º ano, com o objetivo de analisar o conhecimento dos alunos aos conceitos básicos da Matemática Financeira e como ela está relacionada e afeta nossa economia. Para atingir tal objetivo, foram propostos exemplos atuais e relacionados ao nosso cotidiano e induzi qu estões como, por exemplo, um automóvel está sendo vendido com 8% de desconto e o valor normal é R$11.000,00. Qual o preço do automóvel após o desconto? Ao final do trabalho considerou se de extrema importância a metodologia proposta, pois houve um grande i nteresse, por parte dos alunos, em desenvolver e solucionar as atividades propostas por se tratar de assuntos pertinentes ao seu cotidiano e que contribuíram para a formação da cidadania e de uma melhor interação professor/aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Exatas e da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.degree.graduationMatemática-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (corrigido) após apresentação J Victor.pdf289,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador