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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9151
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PERFIL CLÍNICO E DIAGNÓSTICO DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ASSISTIDOS EM SERVIÇO DE ATENÇÃO TERCIÁRIA EM SAÚDE DE GOIÁS |
Autor(es): | Rodrigues, Amanda Braun Sabino Alves, Luisa Pereira |
Primeiro Orientador: | Cruz, Aparecido Divino da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Cláudio Carlos da |
Resumo: | Introdução: A deficiência intelectual (DI) e o transtorno do espectro autista (TEA) frequentemente coexistem, compartilhando características que afetam a cognição, comunicação e adaptação social, o que exige diagnósticos criteriosos e intervenções personalizadas para melhorar a qualidade de vida e o dos afetados. Objetivo: Compreender e caracterizar o TEA em uma população de pacientes com DI, provendo a aquisição de conhecimentos médicos e científicos ao realizar a pesquisa, gerando benefícios para o paciente e especialização para o profissional. Materiais e Métodos: Estudo observacional, retrospectivo e descritivo, baseado na análise de prontuários eletrônicos de pacientes clinicamente diagnosticados com Deficiência Intelectual (DI) atendidos no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (CRER). Foram analisados 301 prontuários eletrônicos de pacientes diagnosticados com DI. Após a exclusão de 52 prontuários devido à ausência de informações relevantes, a amostra final foi composta por 249 pacientes. Resultados: A amostra foi comporta por 249 prontuários, não sendo possível determinar a idade de diagnóstico dos pacientes devido à ausência de registros claros. Os pacientes vieram de 55 municípios goianos, com destaque para Goiânia (62%) e Aparecida de Goiânia (5,5%), representando 67,6% da demanda do CRER. A proporção entre os sexos masculino e feminino foi de 2:1. Apenas 32,9% dos prontuários analisaram consanguinidade parental, e 7 pacientes declararam consanguinidade. A maioria dos pacientes estavam dentro da idade escolar (67,4%). Não houve diferença estatisticamente significativa na distribuição por idade entre os sexos (p = 0,624). 98% dos pacientes foram atendidos pela neurologia e 33,7% dos pacientes também foram acompanhados pela genética médica, porém, apenas 9,5% dos casos resultaram em encaminhamento para aconselhamento genético, valor significativamente abaixo do esperado (p=0,0002). Dos pacientes inicialmente diagnosticados, 40,6% com DI receberam confirmação de TEA. A taxa de concordância de diagnóstico entre neurologia e genética médica foi apenas de 15,8%. 35,6% dos pacientes que receberam diagnóstico de TEA foram testados com pelo menos um teste genético e 4 39,4% tiveram exame físico dismorfólogico Conclusão: O estudo evidenciou limitações estruturais e assistenciais no diagnóstico de deficiência intelectual leve, com reflexos do diagnóstico tardio em idade escolar. Destaca-se a necessidade de estratégias de diagnóstico precoce, ampliação do acesso aos serviços especializados e integração entre atenção básica e genética médica. A complexidade diagnóstica da DI e sua sobreposição com o TEA ressaltam a importância da incorporação sistemática de exames fenotípicos e genotípicos. Assim, é urgente revisar protocolos institucionais e capacitar profissionais para diagnósticos mais precisos, manejo clínico adequado e orientações genéticas eficazes, promovendo inclusão, cuidado integral e autonomia dos pacientes e suas famílias. |
Abstract: | Introduction: Intellectual disability (ID) and autism spectrum disorder (ASD) frequently coexist, sharing characteristics that affect cognition, communication, and social adaptation. This overlap requires careful diagnosis and personalized interventions to improve the quality of life and development of those affected. Objective: To understand and characterize ASD in a population of patients with ID, contributing to the acquisition of medical and scientific knowledge through research, generating benefits for patients and professional specialization. Materials and Methods: This is an observational, retrospective, and descriptive study based on the analysis of electronic medical records of patients clinically diagnosed with Intellectual Disability (ID) treated at the Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (CRER). A total of 301 electronic records of patients diagnosed with ID were analyzed. After excluding 52 records due to lack of relevant information, the final sample consisted of 249 patients. Results: The sample comprised 249 records. It was not possible to determine the age of diagnosis due to the absence of clear records. The patients came from 55 municipalities in the state of Goiás, with a predominance of Goiânia (62%) and Aparecida de Goiânia (5.5%), together representing 67.6% of CRER's demand. The male-to-female ratio was 2:1. Only 32.9% of the records addressed parental consanguinity, and 7 patients reported consanguinity. Most patients were of school age (67.4%). There was no statistically significant difference in age distribution between sexes (p = 0.624). 98% of patients were seen by neurology, and 33.7% were also followed by medical genetics; however, only 9.5% of the cases were referred for genetic counseling—a significantly lower rate than expected (p=0.0002). About 40.6% of patients initially diagnosed with ID received a confirmed ASD diagnosis. The diagnostic rate between neurology and medical genetics was only 15.8%. Among the patients diagnosed with ASD, 35.6% underwent at least one genetic test, and 39.4% had a dysmorphological physical examination. Conclusion: The study highlighted structural and care-related limitations in diagnosing mild intellectual disability, with consequences of delayed diagnosis during school age. It underscores the need for early diagnostic strategies, expanded access to specialized services, and between primary care and medical genetics. The diagnostic complexity of ID and its overlap with ASD emphasize the importance of systematically incorporating phenotypic and genotypic testing. Thus, it is urgent to revise institutional protocols and train professionals for more accurate diagnoses, appropriate clinical management, and effective genetic counseling, promoting inclusion, comprehensive care, and autonomy for patients and their families |
Palavras-chave: | deficiência intelectual TEA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA HUMANA E MEDICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Médicas e da Vida |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9151 |
Data do documento: | 2-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Medicina |
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