PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes , Woley da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-22T23:37:14Z-
dc.date.available2025-06-22T23:37:14Z-
dc.date.issued2025-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9106-
dc.description.abstractThe Basileu França School of the future of the State of Goiás offers courses for teachers and future teachers in “Urban Dance,” which has a high-skill core. Your students use their own bodies as a working tool and need to be prepared for classes, rehearsals, and choreographic demands, so they are subject to several hours of their day dedicated to rehearsals or choreography, which can cause some types of injuries due to lack of necessary rest or inadequate physical preparation. The objective of this research is to verify the prevalence of injuries by analyzing the most recurrent ones in teachers and future teachers of urban dance at the Basileu França arts school in Goiânia. To do this, we used the methodology from the research line “Physical Education, Pedagogical and Social Practices,” which is an exploratory and analytical study through field research with an online questionnaire involving 20 teachers or future teachers of “Urban Dance” at the Basileu França School of Arts. The data revealed that most participants have suffered some type of injury, with knees, ankles, and spine being the most common areas affected. Sprains, strains, and tendonitis were also mentioned, often associated with many hours of effort without necessary rest and proper physical preparation. A small portion of participants said they warm up before class, but stretching after practice and preventive muscle strengthening are not yet part of most people's routine, which shows a risk in terms of body and health care. It was possible to analyze that injuries are a frequent reality in the daily lives of these professionals, affecting not only their physical performance but also their pedagogical performance and artistic expression.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDanças Urbanaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectLesõespt_BR
dc.titleTipos de lesões mais comuns em professores e futuros professores de danças urbanas, da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu Françapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee3Diniz, Clistênia Prudencianapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.description.resumoA Escola Do Futuro Do Estado De Goiás Em Artes Basileu França oferece cursos para professores e futuros professores, na modalidade “Danças Urbanas”, que conta com o núcleo de altas habilidades. Seus alunos mantem o próprio corpo como instrumento de trabalho e precisam estar preparados para aulas, ensaios e demandas coreográficas, por isso estão sujeitos a várias horas do seu dia dedicadas a ensaios ou montagem de coreografias, o que pode ocasionar alguns tipos de lesões, por falta de descanso necessário ou preparo físico inadequado. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a prevalência de lesões analisando as mais recorrentes, nos professores e futuros professores de danças urbanas na escola de artes Basileu França, em Goiânia. Para sua realização, utilizou-se a metodologia na linha de pesquisa “Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais”, sendo um estudo do tipo exploratório e analítico por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário online, envolvendo 20 professores ou futuros professores de “Danças Urbanas” da Escola de Artes Basileu França. Os dados revelaram que a maioria dos participantes já sofreu algum tipo de lesão, sendo joelhos, tornozelos e coluna as regiões mais recorrentes. Entorses, distensões e tendinites foram também mencionadas, muitas vezes associadas a muitas horas de esforço sem um repouso necessário e o devido preparo físico. Uma pequena parcela dos participantes afirma que realizam aquecimento antes das aulas, mas o alongamento após a prática e o fortalecimento muscular preventivo ainda não fazem parte da rotina da maioria, o que demonstra um risco em relação a cuidados com o corpo e com a saúde. Foi possível analisar que as lesões são uma realidade frequente no cotidiano desses profissionais, afetando não apenas seu desempenho físico, mas também sua atuação pedagógica e expressão artística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Woley_Monografia_versãofinal.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador