Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes , Woley da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-22T23:37:14Z | - |
dc.date.available | 2025-06-22T23:37:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9106 | - |
dc.description.abstract | The Basileu França School of the future of the State of Goiás offers courses for teachers and future teachers in “Urban Dance,” which has a high-skill core. Your students use their own bodies as a working tool and need to be prepared for classes, rehearsals, and choreographic demands, so they are subject to several hours of their day dedicated to rehearsals or choreography, which can cause some types of injuries due to lack of necessary rest or inadequate physical preparation. The objective of this research is to verify the prevalence of injuries by analyzing the most recurrent ones in teachers and future teachers of urban dance at the Basileu França arts school in Goiânia. To do this, we used the methodology from the research line “Physical Education, Pedagogical and Social Practices,” which is an exploratory and analytical study through field research with an online questionnaire involving 20 teachers or future teachers of “Urban Dance” at the Basileu França School of Arts. The data revealed that most participants have suffered some type of injury, with knees, ankles, and spine being the most common areas affected. Sprains, strains, and tendonitis were also mentioned, often associated with many hours of effort without necessary rest and proper physical preparation. A small portion of participants said they warm up before class, but stretching after practice and preventive muscle strengthening are not yet part of most people's routine, which shows a risk in terms of body and health care. It was possible to analyze that injuries are a frequent reality in the daily lives of these professionals, affecting not only their physical performance but also their pedagogical performance and artistic expression. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Danças Urbanas | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Lesões | pt_BR |
dc.title | Tipos de lesões mais comuns em professores e futuros professores de danças urbanas, da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Schmidt, Ademir | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873502830926445 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Diniz, Clistênia Prudenciana | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076265393799586 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Escola Do Futuro Do Estado De Goiás Em Artes Basileu França oferece cursos para professores e futuros professores, na modalidade “Danças Urbanas”, que conta com o núcleo de altas habilidades. Seus alunos mantem o próprio corpo como instrumento de trabalho e precisam estar preparados para aulas, ensaios e demandas coreográficas, por isso estão sujeitos a várias horas do seu dia dedicadas a ensaios ou montagem de coreografias, o que pode ocasionar alguns tipos de lesões, por falta de descanso necessário ou preparo físico inadequado. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a prevalência de lesões analisando as mais recorrentes, nos professores e futuros professores de danças urbanas na escola de artes Basileu França, em Goiânia. Para sua realização, utilizou-se a metodologia na linha de pesquisa “Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais”, sendo um estudo do tipo exploratório e analítico por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário online, envolvendo 20 professores ou futuros professores de “Danças Urbanas” da Escola de Artes Basileu França. Os dados revelaram que a maioria dos participantes já sofreu algum tipo de lesão, sendo joelhos, tornozelos e coluna as regiões mais recorrentes. Entorses, distensões e tendinites foram também mencionadas, muitas vezes associadas a muitas horas de esforço sem um repouso necessário e o devido preparo físico. Uma pequena parcela dos participantes afirma que realizam aquecimento antes das aulas, mas o alongamento após a prática e o fortalecimento muscular preventivo ainda não fazem parte da rotina da maioria, o que demonstra um risco em relação a cuidados com o corpo e com a saúde. Foi possível analisar que as lesões são uma realidade frequente no cotidiano desses profissionais, afetando não apenas seu desempenho físico, mas também sua atuação pedagógica e expressão artística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação física - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Woley_Monografia_versãofinal.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador