PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagul , Pablo Javierpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-22T23:22:59Z-
dc.date.available2025-06-22T23:22:59Z-
dc.date.issued2025-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9105-
dc.description.abstractThe practice of futsal in school Physical Education classes, especially in the early years of Elementary Education, has been recognized as an important motivational factor for the development of healthy habits. Objective: The general objective of this study is to investigate the practice of futsal in school Physical Education classes as a means of motivating the development of healthy lifestyle habits among elementary school children. Methodology: This is a bibliographic research with a qualitative approach, based on an exploratory literature review. The research falls under the study line "Physical Education, Pedagogical and Social Practices" and analyzes five scientific articles published in the last ten years, available in databases such as SciELO, PubMed, and Google Scholar. The inclusion criteria consider publications in Portuguese, with a time frame between 2014 and 2024, related to the themes of futsal, school Physical Education, and motivation. The data are analyzed critically and interpretatively. Results: The results indicate that the practice of futsal in Physical Education classes significantly contributes to the motor, cognitive, and social development of students, promoting continuous interest in physical activity and assisting in the development of healthy habits. Conclusion: It is concluded, therefore, that futsal, due to its playful, cooperative, and educational nature, represents an effective tool in the school context for promoting child well-being.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleA prática do futsal nas aulas de educação física escolar: uma motivação para o desenvolvimento de hábitos saudáveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Marcos Paulo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846388856522885pt_BR
dc.contributor.referee3Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.description.resumoA prática do futsal nas aulas de Educação Física escolar, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem sido reconhecida como um importante fator motivacional para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é investigar a prática do futsal nas aulas de Educação Física escolar como meio de motivação para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis nas crianças do Ensino Fundamental. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão de literatura do tipo exploratória. A pesquisa está inserida na linha de estudos “Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais” e analisa cinco artigos científicos publicados nos últimos dez anos, disponíveis em bases de dados como SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão consideram publicações em português, com recorte temporal entre 2014 e 2024, relacionados aos temas futsal, Educação Física escolar e motivação. Os dados são analisados de forma crítica e interpretativa. Resultados: Os resultados obtidos indicam que a prática do futsal nas aulas de Educação Física contribui significativamente para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos, promovendo o interesse contínuo pela atividade física e auxiliando na construção de hábitos saudáveis. Conclusão: Conclui-se, portanto, que o futsal, por sua natureza lúdica, cooperativa e educativa, representa uma ferramenta eficaz no contexto escolar para a promoção do bem-estar infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Pablo_Monografiafinal.pdf581,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador