PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa , Izabella Cristina de Oliveira Reboucaspt_BR
dc.date.accessioned2025-06-22T23:06:09Z-
dc.date.available2025-06-22T23:06:09Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9104-
dc.description.abstractTeaching dance in the school environment has the ability to socialize, interact, and support children's motor development. Objective: This study aims to investigate the influence of dance content on the motor development of elementary school students. Methodology: It is linked to the line of research in Physical Education, Pedagogical and Social Practices, of a descriptive bibliographic nature, contemplating a cross-sectional temporal cut using five articles published in the last ten years. Results: Dance is considered a specific component in physical education classes, as it is part of the thematic units presented in the BNCC document. Through this study, it was possible to perceive the positive effects of teaching dance on motor development. Some results obtained with emphasis on research in fine motor skills, global motor skills, balance, and body schema showed that dance experienced at school directly contributes to the development of this aspect and to the various acquisitions of skills, socialization, interdisciplinarity, and interaction, supporting learning. Some strategies for body perception in relation to space and objects are tested, always contributing to the teaching-learning process of kinesthetic discrimination and, consequently, to better body awareness. Final Considerations: Given the variety of advantages mentioned, dance should be incorporated into the complete education of girls and boys. Therefore, it is necessary for Physical Education teachers to continue their education and seek to fill possible gaps in their teaching knowledge about dance.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA influência da dança no desenvolvimento motor de escolares do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Clistênia Prudencianapt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Sônia de Jesus dapt_BR
dc.description.resumoO ensino da dança no ambiente escolar tem a capacidade de socializar, interagir, e dar suporte ao desenvolvimento motor das crianças. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência do conteúdo dança sobre o desenvolvimento motor de escolares do Ensino Fundamental. Metodologia: Vincula-se a linha de pesquisa em Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais, de natureza bibliográfica do tipo descritivo, contemplando um recorte temporal transversal utilizando cinco artigos publicados nos últimos dez anos. Resultados: A dança é considerada um componente específico nas aulas de educação física, pois faz parte das unidades temáticas apresentadas no documento da BNCC. Através deste estudo foi possível perceber os efeitos positivos no ensino da dança sobre o desenvolvimento motor, alguns resultados obtidos com ênfase em pesquisas na motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e no esquema corporal, mostraram que a dança vivenciada na escola contribui diretamente no desenvolvimento desse aspecto e nas várias aquisições de habilidades, na socialização, na interdisciplinariedade, na interação dando suporte para a aprendizagem. Algumas estratégias de percepção corporal em relação a espaço e objetos, são experimentadas, sempre contribuindo para o processo de ensino aprendizagem da discriminação cinestésica e, consequentemente para uma melhor consciência corporal. Considerações Finais: Dada a variedade de vantagens citadas, a dança deve ser incorporada à formação completa de meninas e meninos. Dessa forma, é necessário que professores de Educação Física sigam em uma formação continuada e busquem preencher possíveis lacunas em seus conhecimentos docentes acerca da dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
IzabellaRebouças_Monografia final.pdf797,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador