PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorGesmar José Vieirapt_BR
dc.creatorBonfim, Héllen Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T13:36:35Z-
dc.date.available2025-06-17T13:36:35Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8953-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.titleImpacto da escolaridade sobre os salários: uma análise da realidade brasileira - 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leão, Carlospt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0494-751Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127357439506910pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Gesmar Josépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0205182669297571pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Neide Selma do Nascimento Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834649820307470pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o impacto da escolaridade sobre os rendimentos do trabalho nas cinco grandes regiões brasileiras, utilizando a equação de Mincer como base teórica e metodológica. A partir da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, foram estimados modelos de regressão linear e log-linear, considerando variáveis como idade, sexo, raça, horas trabalhadas, localização geográfica e contribuição previdenciária. Os resultados indicam que a escolaridade exerce efeito significativo e positivo sobre os salários: cada ano adicional de estudo está associado a um aumento médio de 4,94% na remuneração mensal, e indivíduos com ensino superior recebem, em média, 39,7% a mais do que aqueles sem instrução formal. No entanto, persistem desigualdades salariais ligadas ao gênero, à cor da pele e à região de residência. Os modelos também revelam retornos decrescentes à experiência laboral, conforme previsto pela teoria do capital humano. Embora a educação aumente os rendimentos, não elimina as disparidades estruturais do mercado de trabalho brasileiro, sendo necessárias políticas públicas integradas para promover maior equidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
HELLEN TCC - VERSÃO FINAL.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador