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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Gesmar José Vieira | pt_BR |
dc.creator | Bonfim, Héllen Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T13:36:35Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T13:36:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8953 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Salários | pt_BR |
dc.subject | Escolaridade | pt_BR |
dc.title | Impacto da escolaridade sobre os salários: uma análise da realidade brasileira - 2024 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leão, Carlos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0494-751X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8127357439506910 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Gesmar José | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0205182669297571 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Neide Selma do Nascimento Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7834649820307470 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o impacto da escolaridade sobre os rendimentos do trabalho nas cinco grandes regiões brasileiras, utilizando a equação de Mincer como base teórica e metodológica. A partir da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, foram estimados modelos de regressão linear e log-linear, considerando variáveis como idade, sexo, raça, horas trabalhadas, localização geográfica e contribuição previdenciária. Os resultados indicam que a escolaridade exerce efeito significativo e positivo sobre os salários: cada ano adicional de estudo está associado a um aumento médio de 4,94% na remuneração mensal, e indivíduos com ensino superior recebem, em média, 39,7% a mais do que aqueles sem instrução formal. No entanto, persistem desigualdades salariais ligadas ao gênero, à cor da pele e à região de residência. Os modelos também revelam retornos decrescentes à experiência laboral, conforme previsto pela teoria do capital humano. Embora a educação aumente os rendimentos, não elimina as disparidades estruturais do mercado de trabalho brasileiro, sendo necessárias políticas públicas integradas para promover maior equidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito, Negócios e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Econômicas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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