Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Autores: João Manoel Carneiro de Brito Neto e José Rubens Bueno Araújo | pt_BR |
dc.creator | Brito Neto, João Manoel Carneiro de | pt_BR |
dc.creator | Araújo, José Rubens Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T14:42:49Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T14:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8934 | - |
dc.description.abstract | The use of live animals in teaching surgical techniques has been traditional, but it faces ethical concerns and the advancement of alternative methods such as simulators and virtual reality. Objective: To evaluate the use of live animals in teaching surgical techniques in medical education. Methods: Twelve studies focused on the use of animals in educational surgical practices were selected. Results: Of the 12 articles analyzed, 9 support the replacement of animal models with effective and ethical alternatives; 3 defend the continued use of live tissue due to the tactile experience and physiological response. Conclusion: Surgical education is moving toward the progressive replacement of live animals with more ethical, safe, and technologically advanced methods, which requires faculty training and institutional investment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Técnica cirúrgica | pt_BR |
dc.title | O uso de animais vivos no ensino de técnica cirúrgica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Marcelo Luiz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2453-079X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363145722778973 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Fernando Corrêa | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7181600950045873 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Caldeira, Luciana Morelli | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8060982754058392 | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de animais vivos no ensino da técnica cirúrgica tem sido tradicional, mas qenfrenta questionamentos éticos e avanço de métodos alternativos, como simuladores e realidade virtual. Objetivo: avaliar o uso de animais vivos no ensino da técnica cirúrgica na formação médica. Métodos: Foram selecionados 12 estudos focados no uso de animais em práticas cirúrgicas educacionais. Resultados: Dos 12 artigos analisados, 9 defendem a substituição do modelo animal por métodos alternativos eficazes e éticos; 3 mantêm a defesa do uso de tecidos vivos devido à experiência tátil e resposta fisiológica. Conclusão: o ensino cirúrgico caminha para a substituição progressiva dos animais vivos por métodos mais éticos, seguros e tecnologicamente avançados, exigindo capacitação docente e investimento institucional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Médicas e da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CIRURGIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Medicina | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Artigo TCC - O uso de animais vivos no ensino da técnica cirúrgica.pdf | 655,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador