PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorAutores: João Manoel Carneiro de Brito Neto e José Rubens Bueno Araújopt_BR
dc.creatorBrito Neto, João Manoel Carneiro dept_BR
dc.creatorAraújo, José Rubens Buenopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T14:42:49Z-
dc.date.available2025-06-16T14:42:49Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8934-
dc.description.abstractThe use of live animals in teaching surgical techniques has been traditional, but it faces ethical concerns and the advancement of alternative methods such as simulators and virtual reality. Objective: To evaluate the use of live animals in teaching surgical techniques in medical education. Methods: Twelve studies focused on the use of animals in educational surgical practices were selected. Results: Of the 12 articles analyzed, 9 support the replacement of animal models with effective and ethical alternatives; 3 defend the continued use of live tissue due to the tactile experience and physiological response. Conclusion: Surgical education is moving toward the progressive replacement of live animals with more ethical, safe, and technologically advanced methods, which requires faculty training and institutional investment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica cirúrgicapt_BR
dc.titleO uso de animais vivos no ensino de técnica cirúrgicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Marcelo Luizpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2453-079Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363145722778973pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Fernando Corrêapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7181600950045873pt_BR
dc.contributor.referee2Caldeira, Luciana Morellipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8060982754058392pt_BR
dc.description.resumoO uso de animais vivos no ensino da técnica cirúrgica tem sido tradicional, mas qenfrenta questionamentos éticos e avanço de métodos alternativos, como simuladores e realidade virtual. Objetivo: avaliar o uso de animais vivos no ensino da técnica cirúrgica na formação médica. Métodos: Foram selecionados 12 estudos focados no uso de animais em práticas cirúrgicas educacionais. Resultados: Dos 12 artigos analisados, 9 defendem a substituição do modelo animal por métodos alternativos eficazes e éticos; 3 mantêm a defesa do uso de tecidos vivos devido à experiência tátil e resposta fisiológica. Conclusão: o ensino cirúrgico caminha para a substituição progressiva dos animais vivos por métodos mais éticos, seguros e tecnologicamente avançados, exigindo capacitação docente e investimento institucional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CIRURGIApt_BR
dc.degree.graduationMedicinapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo TCC - O uso de animais vivos no ensino da técnica cirúrgica.pdf655,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador