PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerez, Geovanna Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T18:05:30Z-
dc.date.available2025-01-27T18:05:30Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8834-
dc.description.abstractThis study applied Porter’s Five Forces model to analyze the competitiveness of a diagnostic engineering company, identifying key factors affecting its market positioning. Through a qualitative approach and semi-structured interviews with the company's partners, perceptions were explored on rivalry among competitors, threat of new entrants, bargaining power of suppliers and customers, and the threat of substitute products or services. The results indicated that the company faces intense rivalry, mainly due to competitors offering lower prices. The threat of new entrants is moderate, although less experienced professionals may pose indirect competition by providing services at reduced costs. Supplier bargaining power increases with the need for technological upgrades, while customer bargaining power is high, as they have several alternatives in the market. The main limitations of the research were the subjectivity of responses and the restriction of quantitative data, limiting the generalization of results. Nevertheless, the objective of identifying competitive factors and suggesting strengthening strategies was achieved. As recommendations, it is suggested that the company implement a post-sales program, strengthen its brand and specializations, adopt emerging technologies, and establish partnerships with suppliers. These actions can help the company expand its competitive positioning and consolidate its place in the diagnostic engineering sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinco forças de Porterpt_BR
dc.subjectAnálise competitivapt_BR
dc.subjectEngenharia diagnósticapt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.titleAnálise competitiva de uma empresa de engenharia diagnóstica utilizando as cinco forças de Porterpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive analysis of a Diagnostic Engineering company using Porter's five forcespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Evangelista, Maria Aparecida Vazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Luçany Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358785324161415pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Wanessa Pazinipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0167913806632396pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aplicou o modelo das Cinco Forças de Porter para analisar a competitividade de uma empresa de engenharia diagnóstica, identificando os principais fatores que afetam seu posicionamento no mercado. Através de uma abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com os sócios da empresa, foram exploradas percepções sobre rivalidade entre concorrentes, ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos fornecedores e dos clientes, além da ameaça de produtos ou serviços substitutos. Os resultados indicaram que a empresa enfrenta intensa rivalidade, principalmente devido à presença de concorrentes que praticam preços baixos. A ameaça de novos entrantes é moderada, mas profissionais menos experientes podem representar concorrência indireta ao oferecer serviços a custos reduzidos. O poder de barganha dos fornecedores aumenta em situações de necessidade de atualização tecnológica, enquanto o poder dos clientes é elevado, uma vez que eles dispõem de várias alternativas no mercado. As principais limitações do estudo foram a subjetividade das respostas, limitando a generalização dos resultados. Ainda assim, o objetivo de identificar os fatores competitivos e sugerir estratégias de fortalecimento foi alcançado. Como recomendações, sugere-se que a empresa implemente um programa de pós-venda, fortaleça sua marca e especializações, adote tecnologias emergentes e estabeleça parcerias com fornecedores. Essas ações podem contribuir para que a empresa amplie seu posicionamento competitivo e se consolide no setor de engenharia diagnóstica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador