PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Victoria Salespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-21T14:40:02Z-
dc.date.available2024-12-21T14:40:02Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8812-
dc.description.abstractABSTRACT: Introduction: Preterm babies are more vulnerable to complications, especially in Neonatal Intensive Care Units (NICU), where factors such as infectious diseases and perinatal conditions are frequent (MS, 2021). Speech-language pathology and audiology in the NICU is essential to promote the health of newborns, with a focus on oral functions, feeding, and communication. Early intervention favors the development of stomatognathic functions and the clinical stability of babies. Objective: The objective of this study is to analyze the speech-language pathology and audiology performance in the neonatal ICU, in preterm babies through an integrative review. Method: Integrative review study, carried out by searching for articles published between 2020 and 2024 in scientific databases, in Portuguese, that address speech-language pathology and audiology performance in preterm newborns with speech-language pathology and audiology performance. Results and Discussion: Eight articles that met the inclusion criteria were selected. The data were organized into tables and charts, categorizing the research by type, year of publication, state, and description of speech-language pathology activities. The results demonstrated that the work of the speech-language pathologist in the NICU is essential for the assessment of oral functions (sucking, swallowing, and breathing), intervention in feeding (adaptation of techniques and use of devices), and early stimulation of communication. The analysis of the medical records contributed to personalizing the interventions and working together with the multidisciplinary team, providing food safety, clinical stabilization, and neurofunctional development. Conclusion: The research highlighted the importance of the speech-language pathologist in the NICU, especially in newborns, acting early and in an integrated manner to promote the development, well-being, and quality of life of the baby and his/her family. Key words: “NICU”, “speech-language pathology”, “babies”, “neonatal”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject“ UTIN”, “fonoaudiologia”, “bebês”, “neonatal”.pt_BR
dc.titleAtuação fonoaudiológica na unidade de terapia intensiva neonatal – revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Eliana Souza da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Lucy Janept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Sandra de Freitas Paniagopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Introdução:Os bebês pré-termo são mais vulneráveis a complicações, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde fatores como doenças infecciosas e afecções perinatais são frequentes(MS,2021). A atuação fonoaudiológica na UTIN é fundamental para promover a saúde dos neonatos, com foco nas funções orais, alimentação e comunicação. A intervenção precoce favorece o desenvolvimento das funções estomatognáticas e a estabilidade clínica dos bebês. Objetivo: objetivo deste estudo é o de analisar a atuação fonoaudiológica na UTI neonatal, em bebês pré-termopor meio de revisão integrativa. Método:Estudo de revisão integrativa, realizado por meio de busca de artigos publicados entre 2020 e 2024 em bases de dados científicas, em língua portuguesa, que abordam a atuação fonoaudiológica em neonatos pré termo com atuação fonoaudiológica.Resultados e Discussão: Foram selecionados 8 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram organizados em quadros e tabelas, categorizando as pesquisas por tipo, ano de publicação, UF e descrição das atividades fonoaudiológicas. Os resultados demonstraram que a atuação do fonoaudiólogo na UTIN é essencial para a avaliação das funções orais (sucção, deglutição e respiração), intervenção na alimentação (adaptação de técnicas e uso de dispositivos) e estimulação precoce da comunicação. A análise dos prontuários contribuiu para personalizar as intervenções e trabalhar em conjunto com a equipe multidisciplinar, proporcionando segurança alimentar, estabilização clínica e desenvolvimento neurofuncional.Conclusão: A pesquisa evidenciou a importância do fonoaudiólogo na UTIN, especialmente em neonatos, atuando de forma precoce e integrada para promover o desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida do bebê e de sua família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAG.pdf280,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador