PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGusman, Felipe Quiarelipt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T18:53:29Z-
dc.date.available2024-12-19T18:53:29Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8727-
dc.description.abstractThe lack of appropriate training for pilots in the use of cutting-edge avionics systems, such as the digital cockpit, can become a serious problem at various stages of the flight. Therefore, the present study aims to explore the following question: what were the consequences of the introduction of automated systems in commercial aircraft in relation to pilot performance and confidence? This article aimed to highlight the risks associated with pilots' excessive self-confidence regarding automation in scheduled commercial aviation. The research was conducted through a literature review covering a variety of sources, including academic articles, monographs, books and information from official websites, both national and international. The conclusion reached is that the operation of these advanced systems may seem simple at first glance, but understanding their operation and the messages they transmit to pilots is a challenge due to certain limitations. Therefore, when unable to access crucial information, the system can become ineffective, resulting in its deactivation and the need for pilots to return to manual control. In certain circumstances, this dependence on automation can cause pilots to become complacent, leading to a lack of awareness of how the aircraft works.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAutomação na aviaçãopt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectAviação comercial regularpt_BR
dc.titleExcesso de confiança dos pilotos na automação da aviação comercial regularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoA falta de um treinamento apropriado para os pilotos na utilização de sistemas aviônicos de última geração, como o cockpit digital, pode se transformar em um problema sério em várias etapas do voo. Assim, o presente estudo visa explorar a seguinte questão: quais foram as consequências da introdução de sistemas automatizados nas aeronaves comerciais em relação ao desempenho e à confiança dos pilotos? Este artigo teve como objetivo destacar os riscos associados à autoconfiança excessiva dos pilotos em relação à automação na aviação comercial regular. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão de literatura abrangendo uma variedade de fontes, incluindo artigos acadêmicos, monografias, livros e informações de sites oficiais, tanto nacionais quanto internacionais. A conclusão a que se chega é que a operação desses sistemas avançados pode parecer simples à primeira vista, mas compreender seu funcionamento e as mensagens que eles transmitem aos pilotos é um desafio devido a certas limitações. Assim, ao não conseguir acessar informações cruciais, o sistema pode se tornar ineficaz, resultando em sua desativação e na necessidade de retorno ao controle manual pelos pilotos. Em determinadas circunstâncias, essa dependência da automação pode fazer com que os pilotos se tornem complacentes, levando à falta de conscientização sobre o funcionamento da aeronave.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231202262380527pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FELIPE QUIARELI GUSMAN-3.pdf
  Restricted Access
776,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador