Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Arantes, Ludiane Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:51:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T14:51:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8714 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiólogo | pt_BR |
dc.subject | Mediador de leitura | - |
dc.subject | Livro literário | - |
dc.title | O fonoaudiólogo como mediador de leitura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Toschi, Larissa Seabra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5169-408X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488042391161349 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Perini, Thelma Iris | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1858741593967344 | pt_BR |
dc.description.resumo | O hábito de ler e o acesso a livros pode beneficiar a criança de inúmeras formas, como por exemplo proporcionando melhora no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional, social, entre outros. E entre as áreas de atuação do fonoaudiólogo encontram-se a Linguagem e a Fonoaudiologia Educacional, áreas essas que atuam com a leitura e a escrita. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender a utilização do livro literário pelo fonoaudiólogo, bem como investigar na literatura da área como o livro é utilizado na prática profissional, entendendo o fonoaudiólogo como mediador de leitura. Trata-se de uma revisão da literatura realizada nas bases de dados Eletronic Library Online, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, cujos resultados foram divididos em a relação da leitura com o profissional fonoaudiólogo, os benefícios da leitura no desenvolvimento infantil, indicadores que evidenciam a necessidade de mediadores de leitura; pesquisas que abordam a utilização do livro na terapia fonoaudiológica e, por fim, apresenta a proposta do fonoaudiólogo como mediador de leitura. Foi possível observar que, apesar de a mediação de leitura destacar-se como abordagem fundamental e eficaz no desenvolvimento daqueles que a recebem, há necessidade de estratégias para melhorar o cenário da leitura no Brasil. Além disso, o fonoaudiólogo é um profissional altamente capacitado para atuar como mediador de leitura, que pode e deve assumir esse papel, reconhecendo a importância de combinar suas habilidades com o conhecimento necessário para realizar essa mediação de maneira eficaz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4015309955315642 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC fgo mediador.pdf | 288,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador