PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArantes, Ludiane Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T14:51:38Z-
dc.date.available2024-12-19T14:51:38Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8714-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiólogopt_BR
dc.subjectMediador de leitura-
dc.subjectLivro literário-
dc.titleO fonoaudiólogo como mediador de leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Toschi, Larissa Seabrapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5169-408Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488042391161349pt_BR
dc.contributor.referee1Perini, Thelma Irispt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858741593967344pt_BR
dc.description.resumoO hábito de ler e o acesso a livros pode beneficiar a criança de inúmeras formas, como por exemplo proporcionando melhora no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional, social, entre outros. E entre as áreas de atuação do fonoaudiólogo encontram-se a Linguagem e a Fonoaudiologia Educacional, áreas essas que atuam com a leitura e a escrita. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender a utilização do livro literário pelo fonoaudiólogo, bem como investigar na literatura da área como o livro é utilizado na prática profissional, entendendo o fonoaudiólogo como mediador de leitura. Trata-se de uma revisão da literatura realizada nas bases de dados Eletronic Library Online, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, cujos resultados foram divididos em a relação da leitura com o profissional fonoaudiólogo, os benefícios da leitura no desenvolvimento infantil, indicadores que evidenciam a necessidade de mediadores de leitura; pesquisas que abordam a utilização do livro na terapia fonoaudiológica e, por fim, apresenta a proposta do fonoaudiólogo como mediador de leitura. Foi possível observar que, apesar de a mediação de leitura destacar-se como abordagem fundamental e eficaz no desenvolvimento daqueles que a recebem, há necessidade de estratégias para melhorar o cenário da leitura no Brasil. Além disso, o fonoaudiólogo é um profissional altamente capacitado para atuar como mediador de leitura, que pode e deve assumir esse papel, reconhecendo a importância de combinar suas habilidades com o conhecimento necessário para realizar essa mediação de maneira eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015309955315642pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC fgo mediador.pdf288,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador