PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Carlos Vieira dospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T13:22:55Z-
dc.date.available2024-12-19T13:22:55Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8704-
dc.description.abstractIn this work, we present the perspective of Vygotsky and Davydov's historical-cultural theory to address the issue of calculating the area of flat figures. We present the main concepts of this theory with the purpose of applying them in the logical movement of calculating areas of flat figures. Davydov states several times that in class the teacher, in his teaching planning, must consider the possibility of the student following the path taken by scientists in determining the object, in this case, the calculation of areas. By doing so, the student has the concrete possibility of appropriating the scientific concept. To this end, the teacher must escape the commonplace of traditional teaching that focuses its efforts on transmitting empirical knowledge, that which characterizes the superficiality of the object of study, based on sensitive data. An important type of knowledge, but not sufficient to determine the internality of the object. Davydov strongly advises that the teacher carries out teaching focused on scientific aspects, seeking to carry out a movement that shows the essence of the object, the refined ways that determined it, showing the student its relationship with social and cultural contexts, that is, its applicability. In this sense, we propose the need for a basic unit of measurement as the essence of the concept of area, showing that this notion allows us to calculate any type of flat area and that this procedure leads us to the generalized area calculation, that is, to the concept of integral, a revolutionary concept in Mathematics. In this discussion, we present the deductive methods of Mathematics, as creative ways in determining concepts and which also shows the conceptual links in the calculation of areas.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectDavydovpt_BR
dc.subjectCálculo de áreapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleTeoria histórico-cultural e o cálculo de área de figuras planaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Anna Carollyna Torquatopt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8358-7622-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573014340285264pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos a perspectiva da teoria histórico-cultural de Vygotsky e Davydov para tratar da questão do cálculo de área de figuras planas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico, embasado em obras dos autores mencionados, e complementada por uma análise prática com o uso do software GeoGebra. Apresentamos os principais conceitos desta teoria com a finalidade de aplicá-los no movimento lógico do cálculo de áreas de figuras planas. Davydov, por diversas vezes, afirma que o professor, em seu planejamento de ensino, deve contemplar a possibilidade de o aluno percorrer o caminho realizado pelos cientistas na determinação do objeto, neste caso, o cálculo de áreas. O aluno, ao fazê-lo, tem a possibilidade concreta de se apropriar do conceito científico. Para tanto, o professor deve fugir do lugar comum do ensino tradicional que foca seus esforços na transmissão do conhecimento empírico, aquele que caracteriza a superficialidade do objeto de estudo, a partir de dados sensitivos. Um tipo de conhecimento importante, mas não suficiente para determinar a internalidade do objeto. Davydov aconselha fortemente que o professor realize um ensino focado nos aspectos científicos, buscando realizar um movimento que mostra a essência do objeto, os modos depurados que o determinaram, mostrando ao aluno sua relação com os contextos sociais e culturais, ou seja, sua aplicabilidade. Nesta direção, propomos a necessidade de uma unidade básica de medida como essência do conceito de área, mostrando que esta noção nos permite calcular qualquer tipo de área plana e que este procedimento nos conduz ao cálculo de área generalizado, ou seja, ao conceito de integral, um conceito revolucionário da Matemática. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos o software GeoGebra para explorar os aspectos tecnológicos e interativos da proposta, mas entendemos que ela pode ser planejada e implementada com outras tecnologias. Nesta discussão, apresentaremos os métodos dedutivos da Matemática como formas criativas na determinação dos conceitos e que mostram, também, os elos conceituais do cálculo de áreas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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