PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Luiz Paulo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T12:48:17Z-
dc.date.available2024-12-19T12:48:17Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8698-
dc.description.abstractThis work is a bibliographical survey that synthesizes a critique of neoliberal policies in education today, a fact that has year after year diminished the quality of teaching developed in public schools at primary and secondary levels, focusing on the game of manipulation aimed at greater socialization of students at school. The aim of this work is to present a proposal for teaching Excel in mathematics classes in school laboratories, and in this proposal we worked on calculating the BMI (Body Mass Index) in order to alert students to the risks that obesity brings to people's health. However, using data such as weight and height, we can quickly calculate the result and find out whether a person is underweight, overweight or obese. As a conclusion, we believe that it is necessary to look for new strategies for teaching and learning mathematics inside and outside the classroom, because not all students learn in the same way or at the same pace, and by providing new teaching strategies, it is possible to reach a greater number of students, allowing them to learn.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas neoliberaispt_BR
dc.subjectExcel, IMC (Índice de Massa Corporal)pt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleTecnologias na educação matemática: uma proposta a partir da pedagogia críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Anna Carollyna Torquatopt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0009-0009-5578-1338-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6512510403285420-
dc.contributor.referee2Amaral, Jordana de Oliveira dopt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1393-2136-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086295882658741-
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica que sintetiza uma crítica as políticas neoliberais na educação atual, fato que vem diminuindo ano após ano a qualidade de ensino desenvolvida nas escolas públicas de níveis fundamentais e médio, focando no jogo da manipulação que visa uma maior socialização do estudante na escola. Como objetivo o trabalho apresenta uma proposta de ensino de Excel nas aulas de matemática nos laboratórios das escolas, e nessa proposta trabalhamos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) afim de alertar os alunos para os riscos que a obesidade traz a saúde das pessoas, contudo, através de dados como peso e altura conseguimos, por um cálculo rápido, chegar a um resultado e saber se a pessoa está abaixo do peso normal, ou acima do peso ou com obesidade. Como conclusão acredita-se que é necessário buscar novas estratégias para o ensino e aprendizagem da matemática dentro e fora da sala de aula, pois, nem todos os alunos aprendem da mesma maneira e nem no mesmo ritmo, e ao fornecer novas de estratégias de ensino, é possível atingir uma quantidade maior de alunos, permitindo que eles possam aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_-_LUIZ_PAULO_Finalizado[1].pdf453,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador